IFG divulga edital de programa de incentivo à tradução e publicação de artigos de servidores

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), está com inscrições abertas para solicitação de auxílio financeiro para pagamento dos custos de tradução para língua estrangeira e taxas referentes à publicação de artigos científicos. O Programa Institucional de Incentivo à Tradução para Língua Estrangeira e Publicação de Artigos de Servidores do IFG (Pipart) tem como objetivo apoiar a publicação científica em veículos de divulgação de prestígio e reconhecimento científico, com vistas a projetar o docente e a Instituição no cenário nacional e internacional.

Por meio do programa, serão disponibilizados recursos financeiros para a revisão e publicação de artigos científicos em versão completa, em periódicos nacionais e internacionais, classificados pelo sistema Qualis/Capes. Para submeter a proposta de solicitação de auxílio financeiro, o autor/coautor deverá: pertencer ao quadro de pessoal permanente do IFG; não estar inadimplente e/ou com pendências com os programas geridos pela Instituição; não se encontrar aposentado, exceto no caso de servidor vinculado ao quadro docente permanente de curso de pós-graduação stricto sensu do IFG; não se encontrar licenciado ou afastado de suas funções no IFG, exceto no caso de licença para pós-graduação stricto sensu; possuir projeto de pesquisa cadastrado na Proppg/IFG e/ou ser orientador no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica e Inovação e/ou de Programa de Pós-Graduação stricto sensu do IFG. Além desses requisitos, é preciso possuir currículo na Plataforma Lattes, atualizado no mês da solicitação.

Inscrições

As inscrições serão recebidas a partir do dia 7 de março até o dia 30 de novembro de 2016, conforme disponibilidade de recursos. A solicitação deve ser feita mediante abertura de processo no Setor de Protocolo dos câmpus ou da Reitoria. O processo deverá ser encaminhado à Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Gepex) do câmpus de lotação do servidor, para emissão de parecer e posterior encaminhamento para a Proppg/IFG.  Os processos de servidores lotados na Reitoria deverão ser encaminhados diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

No processo, deverão conter os seguintes documentos: formulário próprio para solicitação do auxílio financeiro, devidamente preenchido e assinado pelo solicitante e pela chefia imediata, contendo justificativa da relevância da pesquisa realizada; cópia impressa do trabalho a ser traduzido/submetido à publicação; e cópia dos orçamentos dos serviços de tradução/publicação do artigo científico. As solicitações com documentação incompleta serão indeferidas.

Auxílio

Os recursos do Pipart serão destinados ao pagamento das despesas a partir da comprovação dos custos com tradução de texto de artigo científico para língua estrangeira e taxas de publicação de artigo científico em periódico Qualis/CAPES com conceito mínimo “B2”. O auxílio está limitado a um teto máximo de R$ 3.000,00 para cada artigo.

Durante a vigência do Edital n. 003/2016, o autor/coautor terá direito a solicitar auxílio para custear a tradução e/ou taxa de publicação para até dois artigos científicos, conforme disponibilidade financeira.

Saiba mais sobre o Pipart/IFG: acesse o Edital

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.