NOTA OFICIAL - Sobre deferimento de liminar de reintegração de posse de unidades ocupadas

NOTA OFICIAL

Diante da decisão da 7ª Vara Federal, que trata do deferimento de liminar de reintegração de posse dos câmpus Inhumas e Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) e das notificações, via oficial de Justiça, aos ocupantes das referidas unidades, a Reitoria da Instituição informa que foi a Advocacia-Geral de União (AGU) que instruiu o processo judicial que resultou nessa decisão, assim como vem fazendo com as ocupações das instituições federais de ensino em todo o país.

Cabe à AGU a atuação contenciosa, que se dá por meio da representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e dos órgãos públicos que exercem função essencial à justiça), além de suas autarquias e fundações públicas, sendo que a representação judicial é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada.

A Reitoria se mantém na defesa do Estado Democrático de Direito e da livre manifestação, sendo, para tanto, imprescindível o respeito aos preceitos do serviço público, a preservação do patrimônio público e o cumprimento da legislação vigente. Também manteremos o constante diálogo com a comunidade interna e externa na busca de caminhos e soluções para as situações apresentadas. A Reitoria informa, ainda, que o Ministério Público Federal ajuizou na Justiça Federal, no último dia 4 de novembro, uma ação civil pública na qual solicita a imediata desocupação de três câmpus do IFG (Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiânia Oeste). Essa ação, cuja decisão pode sair a qualquer momento, tramita na 8ª Vara Federal.

Com o objetivo de resguardar a integridade física dos ocupantes e a realização de um processo pacífico de desocupação, o Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, acompanhado do diretor executivo, Adelino Candido Pimenta, dos diretores-gerais do Câmpus Senador Canedo, Aldemi Coelho Lima, e do Câmpus Inhumas, Alan Keller, além da assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes, esteve na tarde desta quinta-feira, 17 de novembro, em uma audiência na Defensoria Pública, quando solicitou ao órgão o acompanhamento dos encaminhamentos referentes ao cumprimento da decisão de reintegração de posse.

Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).