Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG é homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Inhumas
Início do conteúdo da página
10 anos IFs

IFG é homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Inhumas

Durante a solenidade, 14 servidores e alunos dos IFG receberam Diplomas de Honra ao Mérito

Professor Jerônimo, reitor do IFG, durante seu pronunciamento
   Professor Jerônimo, reitor do IFG, durante seu pronunciamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu, da Câmara Municipal de Inhumas, na ultima sexta-feira, 23 de novembro, uma homenagem pelos 109 anos de atuação na educação profissional, científica e tecnológica e pelos dez anos dos Institutos Federais. Durante a sessão solene, aberta ao público, também foram homenageados servidores e alunos da instituição.

A mesa diretora da sessão foi presidida pelo vereador Alessandro Valim, presidente da Câmara Municipal de Inhumas, que conduziu a solenidade ao lado dos vereadores Reginaldo Pacheco (que também é servidor no Câmpus Inhumas) e Amélio Jácomo. O secretário municipal de Educação, Fernando Gadhia, compareceu ao evento representando o prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz. Também estiveram presentes o deputado federal Roberto Balestra e o ex-vereador Otaviano do Nascimento. 

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e o ex-reitor professor Paulo César Pereira ocuparam lugar de destaque no plenário, ao lado dos professores Luciano dos Santos, diretor-geral do IFG-Câmpus Inhumas; Nisval Ferreira Guimarães, que representou o ex-diretor Alan Keller Gomes; Cleiton José da Silva, também ex-diretor do Câmpus e do servidor Reinaldo Cândido Ferreira, ex-gerente de Administração.

 

Poder da educação

Em seu discurso, o estudante João Gabriel de Paula Resende, que falou em nome dos alunos do Câmpus Inhumas, destacou o poder transformador da educação. "A educação faz o indivíduo maior, capaz de transformar a sociedade. O IFG engrandece o estudante, faz do aluno protagonista de sua história. É uma instituição que empodera o homem." 

Mesa diretora da Câmara e professor Luciano na tribuna
   Mesa diretora da sessão solene e professor Luciano na tribuna

 O professor Luciano dos Santos agradeceu a homenagem da Câmara de Vereadores e fez questão de afirmar que o IFG é uma instituição feita por pessoas para a formação de cidadãos. "Inaugurado em 2007, o Câmpus Inhumas é um patrimônio da região. Trabalhamos para a formação integral do ser humano. Peço a todos que valorizem e defendam a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade", disse o diretor-geral, que ainda agradeceu o empenho do deputado Balestra em relação a uma emenda parlamentar destinando recursos para o anfiteatro do câmpus. 

O reitor do IFG fez um breve relato sobre a história e as finalidades da instituição durante seu pronunciamento. "Falar do IFG é falar de história. A origem da instituição, em 1909, tinha o objetivo de ensinar um ofício a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nós não perdemos essa missão. Atuamos desde a formação inicial continuada até a pós-graduação." O professor Jerônimo ainda lembrou que a Rede Federal de Educação enfrenta um cenário desfavorável e desafiador. "É preciso defender nossa instituição e toda a Rede Federal", disse.

 

Institutos

Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente, a rede é composta por 643 unidades de ensino, sendo que 589 são dos institutos federais. Ao todo, a Rede tem mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores. Hoje, o Instituto Federal de Goiás atende mais de 13 mil alunos nos seus 14 câmpus em funcionamento: Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Águas Lindas, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Valparaíso. 

O vereador Amélio Jácomo lembrou que esteve presente, em 2007, na inauguração do IFG-Câmpus Inhumas. "Tenho acompanhado a trajetória do Câmpus ao longo desses anos e o trabalho desenvolvido é motivo de orgulho para nossa cidade. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer ao deputado federal Roberto Balestra pelo empenho para que o IFG viesse para Inhumas e por ter conseguido, recentemente, uma emenda parlamentar, no valor de R$ 2,3 milhões, para a conclusão do anfiteatro do câmpus."

O vereador Reginaldo Pacheco, que é servidor do IFG praticamente desde o início das atividades do câmpus, disse que se sente honrado por fazer parte da instituição. "Tudo que for dito sobre o IFG será pouco, porque o ganho social que a instituição proporciona é imenso. Vale lembrar que o Câmpus Inhumas sempre se destacou também por desenvolver muitos projetos de pesquisa e de iniciação científica", disse.

 

Trabalho

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Gadhia, Inhumas é uma cidade antes do IFG e outra depois do IFG. "Quero parabenizar a instituição por todo trabalho desenvolvido e trago também o abraço do prefeito de Inhumas, Abelardo Vaz." O deputado federal Roberto Balestra afirmou que "os momentos difíceis existem para serem superados" e parabenizou todos os servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás. 

O presidente da Câmara, vereador Alessandro Valim, também destacou o trabalho realizado no Câmpus Inhumas, falou sobre a importância da educação pública de qualidade e parabenizou os servidores da unidade. Antes de encerrar a sessão solene, Valim coordenou a entrega dos diplomas de Honra ao Mérito que a Câmara Municipal de Inhumas concedeu a alunos e servidores do IFG, expressando reconhecimento pelos serviços prestados.     

 

Os servidores e alunos do Instituto Federal de Goiás homenageados pela Câmara Municipal de Inhumas foram:

Jerônimo Rodrigues da Silva, Reitor do Instituto Federal de Goiás; 
Paulo César Pereira, ex-Reitor do Instituto Federal de Goiás; 
Luciano dos Santos, Diretor-Geral do IFG-Câmpus Inhumas;
Alan Keller Gomes, ex-Diretor-Geral do IFG-Câmpus Inhumas; 
Cleiton José da Silva, ex-Diretor-Geral do IFG-Câmpus Inhumas;
Reinaldo Candido Ferreira, ex-Diretor-Geral Pro Tempore do IFG-Câmpus Inhumas;
Gabriel José Vital dos Reis, servidor técnico-administrativo do câmpus;
Maria Aparecida Rodrigues de Souza, servidora técnico-administrativa do câmpus;
Nisval Ferreira Guimarães, servidor docente do câmpus;
Simone Silva Machado, servidora docente do câmpus;
João Gabriel de Paula Resende, aluno representante dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio;
Nayara Pifardini do Nascimento, aluna representante do curso Técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos;
Valmir Gonçalves Campos Neto, aluno representante dos cursos Superiores do câmpus;
João Marcos de Oliveira Santos, egresso do curso Bacharelado em Sistemas de Informação.

 

10 Anos IFs

IFG é homenageado em Sessão Especial por sua história em Goiás

Saiba mais sobre a história do IFG.

Saiba mais sobre o IFG-Câmpus Inhumas.

 

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página