Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Novo serviço de e-mail do IFG já está em funcionamento
TI

Novo serviço de e-mail do IFG já está em funcionamento

Acesso continua sendo feito por meio do mesmo login e senha já utilizados nos demais sistemas da Instituição

Tela do serviço de Classroom

Servidores do IFG podem acessar a partir de hoje, 24, o novo e-mail institucional. A nova ferramenta utilizada é do google, o G Suite for Education, sob o domínio @ifg.edu.br. O espaço de armazenamento passa a ser ilimitado e várias funcionalidades que facilitam as atividades acadêmicas e administrativas de toda comunidade da Instituição poderão ser acessadas.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) lista os principais aplicativos disponibilizados: Gmail: sistema de e-mail com espaço ilimitado e inúmeras funcionalidades; Agenda: criar e compartilhar agenda para compromissos, reuniões, etc; Contatos: criar e sincronizar contatos, além de já disponibilizar diretório com todos os contatos do IFG; Drive: armazenar e compartilhar arquivos; Docs: criar documentos, planilhas e apresentações online de forma compartilhada; Hangouts: bate papo em texto e vídeo chamada; Meet: realizar reuniões online com capacidade de até 50 participantes; Forms: criar e aplicar formulários online; Keep e Tarefas: criar notas e tarefas; Data Studio: criar dashboards e relatórios.

A DTI disponibilizou informações sobre acesso, perguntas frequentes sobre o novo e-mail institucional. A página está disponível em: http://www.ifg.edu.br/novoemail. Não é necessário alteração de senha e o endereço de e-mail do servidor permanece o mesmo, mudando o acesso a esse e-mail e as funcionalidades.

Interação de professores e estudantes

Dentre os aplicativos destaca-se o Classroom. Por meio dele, professores poderão criar turmas para interagir com os estudantes, com publicação de avisos, responder perguntas, criar tarefas e trabalhos e também disponibilizar materiais aos estudantes (Acesse o Centro de Aprendizagem para Professores nas ferramentas Google).

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins de Santana,  foram vários meses de preparação para esta mudança, que se iniciou com a análise e aprovação do Comitê de Governança Digital e Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicações. “Após essa aprovação da Instituição, a coordenação de Redes e Infraestrutura / DTI iniciou estudo técnico e preparação para utilização da plataforma G Suite, com integração do Login Único do IFG, bem como migração dos dados do sistema de e-mail antigo”, diz.

Para acesso ao novo serviço e-mail, o servidor deverá entrar no endereço https://email.ifg.edu.br e informar suas credenciais IFG-ID (mesmo login e senha já utilizado nos demais sistemas da Instituição).

Mais informações sobre a mudança: http://www.ifg.edu.br/novoemail.

Informações também no Centro de Aprendizagem do G Suite.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.