Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG disponibiliza página com informações sobre o Ensino Remoto Emergencial

IFG disponibiliza página com informações sobre o Ensino Remoto Emergencial

Neste local, podem ser acessados também os calendários acadêmicos reestruturados do ano de 2020

A comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás conta agora com uma página no site da Instituição com informações sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse endereço, estudantes e servidores terão a oportunidade de compreender o que é esse conjunto de procedimentos e também poderão saber mais sobre as ferramentas que serão utilizadas durante o período em que o ERE estiver em vigor. Uma outra novidade é a disponibilização dos calendários acadêmicos, que foram aprovados em reunião realizada pelo Conselho Superior do IFG nesta quinta-feira, 20 de agosto. A comunidade acadêmica pode acessá-los aqui.

Página do ERE

Disponível no endereço www.ifg.edu.br/ere, a página do Ensino Remoto Emergencial contém informações sobre o que é esse conjunto de procedimentos didático-pedagógicos denominado ERE. Além disso, nesse espaço, são disponibilizados links com tutoriais e explicações sobre as ferramentas de webconferência, como Google Meet, Microsoft Teams e conferência web da RNP e também link de acesso ao Moodle. A página traz uma aba com perguntas frequentes, que esclarecem dúvidas a respeito do ensino remoto e outras questões, além de propiciar informações para solicitação de suporte e contato daqueles que precisarem.

O Ensino Remoto Emergencial é o conjunto de procedimentos didático-pedagógicos adotado pelo IFG, conforme a Resolução 20/2020 - REI/CONSUP/REITORIA/IFG, publicada no dia 30 de junho. Voltado ao desenvolvimento das ações do ensino mediadas ou não por tecnologias digitais da informação e comunicação, o Ensino Remoto Emergencial permitirá que os docentes desenvolvam os conteúdos de suas disciplinas por meio de atividades síncronas, isto é, aquelas que possibilitam a interação entre professor e estudantes em tempo real, e também assíncronas, ou seja, atividades que os estudantes poderão realizar a qualquer tempo.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, “a implementação do ensino emergencial no âmbito do IFG será submetida à avaliação contínua e sistemática da Proen, juntamente com a Câmara de Ensino e em diálogo constante com a comunidade acadêmica”. Como destaca a docente: “isso é fundamental e será feito para que sejam garantidos e realizados os ajustes que se fizerem necessários ao longo dessa implementação”.

Para que esse ensino seja possível, será utilizado um ambiente virtual. E no IFG, a ferramenta utilizada para atendimento dessa demanda é o Moodle de apoio aos cursos presenciais. A plataforma pode ser acessada no endereço: https://moodle.ifg.edu.br. Para conseguir acessá-la, é preciso usar as credenciais do IFG-ID, o login único do IFG.

Calendários acadêmicos

Na tarde desta quinta-feira, 20, foi realizada reunião do Conselho Superior do IFG e, na ocasião, foram aprovados os calendários acadêmicos reestruturados referentes ao ano de 2020. Na página do ERE, um link específico foi criado para que a comunidade acadêmica acesse os documentos.

Como os calendários são disponibilizados por câmpus, é preciso que os alunos verifiquem os links de suas unidades, para saber a data de início das aulas remotas. De acordo com a pró-reitora de Ensino, a Proen orientou todos os câmpus na reelaboração desses documentos, a partir da Medida Provisória n. 934, do Governo Federal, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da pandemia da Covid-19. Como destacou a gestora da área de Ensino, “os câmpus trabalharam arduamente na construção desses calendários. Todas as unidades se organizaram e fizeram reuniões com a comunidade acadêmica para construí-los. Esses documentos são frutos dessas discussões nas unidades do IFG e são marcados por uma gestão democrática”.

Instrução Normativa 07/2020

Para entender um pouco mais a respeito do Ensino Emergencial, a comunidade acadêmica pode acessar a Instrução Normativa 7/2020. Este documento revoga a Instrução Normativa 6/2020 e traz as definições do Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em cursos presenciais de educação profissional técnica de nível médio na forma articulada integrada, na forma subsequente, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de graduação do IFG, durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Além de trazer a normatização legal, os princípios norteadores e explicar o que é o SEE, o documento, que foi resultado de uma ampla discussão, trata das condições gerais para a realização das atividades remotas e do seu planejamento na Instituição, entre outras questões. “As contribuições para a construção dessa normativa foram analisadas com muito critério, para que fossem atendidos os princípios basilares do IFG”, destacou a pró-reitora de Ensino.

Falando do trabalho realizado pelos servidores envolvidos nessas discussões, a professora Oneida Irigon agradeceu, em nome da Proen, o empenho e o engajamento de todas as pessoas envolvidas no processo de construção dessa Instrução Normativa: “esse empenho garantiu que o documento fosse a expressão mais bem-acabada dos anseios, dos desejos e da maturidade da comunidade acadêmica do IFG, nesse formato diferenciado em que iremos, pelo menos por um período, desenvolver nossas ações de ensino”.

Acesse a página do Ensino Remoto Emergencial.

Confira os calendários acadêmicos.

Acesse aqui a Instrução Normativa 7/2020.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.