Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Você sabia que para fazer pesquisa envolvendo pessoas é preciso ter o projeto aprovado por um Comitê?
Live IRAS

Bate-papo desta semana, quinta-feira, vai abordar a ética em pesquisa. Transmissão também será feita pelo Youtube

Live dessa semana do Projeto IRAS

Para realizar uma pesquisa que envolve pessoas, uma das premissas básicas é a aprovação do projeto em um Comitê de Ética. Para abordar essa e outras questões que envolvem o tema, duas profissionais da área da saúde e do ensino vão realizar na próxima quinta-feira, 27, às 19 horas, um bate-papo sobre ética em pesquisa com seres humanos, a professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) Patrícia Carvalho e a advogada Nycolle Araújo Soares. A mediação será feita pela professora do Instituto Thays Angélica. A live do Projeto IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), que ocorre quinzenalmente, passará a ser realizada em todas as quintas a partir desta semana.

Segundo a professora Patrícia, serão abordadas questões sobre o surgimento da Bioética em pesquisa, casos históricos da necessidade do respeito aos princípios éticos em pesquisa com seres humanos, “até mesmo em estudos em que não há intervenções ou aparente ´risco´ aos participantes”, afirma. No meio científico, é uma temática já pacificada entre os pesquisadores da área de ciências biológicas e da saúde, mas há profissionais que ainda desconhecem os preceitos que norteiam o assunto, diz a professora, que acrescenta ainda: “Além disso, discutir a importância da ética em pesquisa que sustentam resultados confiáveis”, finaliza.

A ética em pesquisa com seres humanos é um tema que norteia todo tipo de estudo científico que envolve pessoas, nas diversas áreas do conhecimento, e não apenas na saúde. Uma das condições para o início de uma investigação científica que envolva pessoas, é a submissão a um Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em que o estudo será aplicado. A regulamentação está prevista na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012).

Para entender mais e dirimir as dúvidas, participe da live, que será realizada pelo google meet ( meet.google.com/vrp-fcey-uks), com transmissão simultânea pelo canal do Projeto IRAS no Youtube. Haverá certificação aos participantes, com inscrição somente no momento da live.

Saiba mais sobre o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Goiás (assista ao vídeo).

Convidadas

Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, Nycolle Araújo Soares também possui MBA em Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada à Saúde, é analista em Acreditação da Saúde e Gestão da Qualidade, pós-graduada em Ética e Compliance na Saúde pelo Albert Einstein, professora da Escola Superior da Advocacia da OAB/GO. Também atua como diretora Jurídica do Instituto Goiano de Direito Digital (IGDD) e coordena o Núcleo de Direito da Saúde do Instituto de Estudos Avançados em Direito (IEAD).

A professora Patrícia Carvalho é enfermeira, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente é professora do IFG - Câmpus Águas Lindas.

Assista às lives completas no canal do Youtube do Projeto IRAS:

Assessoria de Comunicação do Projeto IRAS IFG/Ministério da Saúde