Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG vai ofertar Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade
Início do conteúdo da página
Pós-graduação

IFG vai ofertar Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade

Previsão de publicação do edital de seleção é ainda no primeiro semestre de 2021

Novo mestrado profissional é aprovado pela Capes
Novo mestrado profissional é aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou esta semana a oferta de mais um curso de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal de Goiás (IFG). O curso de mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade será oferecido no Câmpus Goiânia a partir do próximo ano.

O público-alvo do curso serão os graduados em engenharia, tecnologia, licenciatura e bacharelado nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Materiais e Meio Ambiente, com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, professor Paulo Francinete Silva Junior, a aprovação desse novo curso e de outros dois, em novembro, “representa um marco institucional na atuação da pós-graduação stricto sensu. E tenho certeza de que servirá de motivação para elaboração e submissão de novas propostas de mestrados e doutorados junto à Capes. Esses novos cursos vão se somar aos de pós-graduação lato sensu, que são ofertados ou estão sendo criados, e aos cursos stricto sensu já existentes”, comemora.

Atualmente, o IFG oferta 11 especializações e os mestrados profissionais em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Câmpus Anápolis, Artes (Câmpus Aparecida) e Educação para Ciências e Matemática (Câmpus Jataí). Recentemente, foram aprovados um mestrado acadêmico, em Educação, e o primeiro Doutorado Profissional, em Educação para Ciências e Matemática. Segundo o pró-reitor, o resultado não poderia ser diferente diante da qualidade dos projetos submetidos e do empenho de servidores na construção desses projetos. “A aprovação desses três novos cursos é uma conquista de todo o estado de Goiás, que passa a contar com três novos cursos públicos e gratuitos de pós-graduação stricto sensu”, afirma.

Objetivos e público

Diretor de Pós-graduação, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), Daywes Pinheiro Neto afirma que o objetivo desse novo mestrado é “empreender a formação profissional avançada e interdisciplinar em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade, com cooperação interinstitucional, nacional e internacional, visando à formação de profissionais aptos a promoverem o desenvolvimento e a difusão de soluções técnicas e tecnológicas sustentáveis para o atendimento de demandas da sociedade”, afirma. A perspectiva do gestor é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2021.

Entre os objetivos específicos do curso, além de qualificar os profissionais para o mercado do trabalho, atuar na inovação tecnológica, com foco na gestão de processos e recursos sustentáveis, propor soluções energéticas com a aplicação de energias renováveis; desenvolver ferramentas de modelagem e gestão de sistemas tecnológicos e sustentáveis; desenvolver sistemas de reaproveitamento, gestão e otimização de recursos naturais, e de proteção e uso sustentável de sistemas ambientais etc.

 

Acesse o documento de aprovação dos cursos publicado pela CAPES.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

 

 

 

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página