Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Inscrições abertas no programa de mobilidade internacional Brafitec

Inscrições abertas no programa de mobilidade internacional Brafitec

Podem se inscrever estudantes das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica dos Câmpus Goiânia e Jataí

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Diretoria Executiva e da Coordenação de Relações Internacionais, torna pública a abertura das inscrições para estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Controle e Automação do Câmpus Goiânia e de Engenharia Elétrica do Câmpus Jataí, para participarem do programa de mobilidade acadêmica internacional com vistas ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares no âmbito do Brafitec (Projeto Franco-Brasileiro de engenharia para o desenvolvimento territorial sustentável) entre o IFG e a instituição de ensino superior francesa SIGMA Clermont. Devido à pandemia de Covid, o edital 2020 de seleção do programa foi retificado e aberto um novo prazo de inscrição, de 10 a 15 de fevereiro, para preenchimento de vagas remanescentes neste ano.

A seleção do programa Brafitec é destinada exclusivamente a alunos matriculados nos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação dos Câmpus Goiânia e Jataí do IFG para intercâmbio na universidade francesa SIGMA Clermont. Em função da atual crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, que provocou alterações nas mobilidades acadêmicas do Programa BRAFITEC (no número de vagas, data de ida, constantes cancelamentos das provas de proficiência na língua francesa, etc.), a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a indicação para a implementação da bolsa para candidatos do Programa Capes/Brafitec com início programado para setembro de 2021 (cotas de 2020).

Considerando que não houve candidatos na lista de espera no edital simplificado divulgado em 2020, o IFG retificou o documento e a nova seleção prevê uma vaga remanescente, com a possibilidade de ser ampliada para duas vagas, dependendo das desistências que poderão ocorrer em função da seleção dos candidatos de outra instituição parceira do programa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os alunos selecionados no programa poderão realizar a mobilidade acadêmica internacional junto a Universidade SIGMA Clermont por um ano letivo, com partida em setembro de 2021. Há previsão de possibilidade de duplo-diploma, estendendo o programa por mais um ano acadêmico.O programa de estudos, de dois ou quatro semestres acadêmicos (no caso de duplo-diploma), poderá abranger a realização de disciplinas e estágio em empresa ou laboratório de pesquisa.

Seleção

O processo seletivo será composto por 3 etapas: Etapa 1 – período de inscrições e divulgação das inscrições homologadas; Etapa 2 – prazo para recursos e divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados para as entrevistas e horários; Etapa 3 – realização de entrevistas virtuais, divulgação do resultado preliminar dos aprovados, período para interposição de recursos, divulgação do resultado final.

Para efetivar a inscrição, o estudante deverá enviar toda a documentação de inscrição solicitada no edital em arquivo único, formato .PDF, na mesma ordem que se apresentam, para o e-mail da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia do IFG: gepex.goiania@ifg.edu.br, até o dia 15 de fevereiro.

A lista de inscrições homologadas na seleção será publicada no dia 17 de fevereiro, com prazo para recurso no dia 18. Os alunos pré-selecionados passarão por entrevistas virtuais no dia 19 de fevereiro.

O resultado preliminar da seleção está programado para ser divulgado no dia 19 de fevereiro. Já o resultado final será publicado no dia 23 de fevereiro.

Confira a Retificação - Edital Simplificado de Seleção para Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Brafitec 2020

O edital e demais publicações da seleção podem ser consultados na página Editais de Intercâmbio - Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.