Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Núcleo de pesquisas do IFG lança dois volumes da Coletânea Ambiente em Foco nesta sexta, 12, e no dia 19 de fevereiro
LANÇAMENTO DE LIVROS

As obras foram organizadas pelos professores Alessandro Silva de Oliveira e Thiago Augusto Mendes, dos câmpus Anápolis e Aparecida de Goiânia, respectivamente

As publlicações contam com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG

O Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, e também no dia 19, o lançamento do segundo e do terceiro volumes da Coletânea AMBIENTE EM FOCO. O segundo volume,  “AMBIENTE EM FOCO: Formação de professores, tecnologias e sustentabilidade”, foi organizado pelos professores Alessandro Silva de Oliveira e Thiago Augusto Mendes, dos câmpus Anápolis e Aparecida de Goiãnia, respectivamente. A obra reúne estudos de pesquisadores com o objetivo de fundamentar a educação e seus desdobramentos em distintas áreas do conhecimento.

O terceiro volume da coletânea, “AMBIENTE EM FOCO: Ensino, Educação Ambiental e tecnologias”, organizado pelo professor Alessandro Oliveira, aborda estudos de pesquisadores que remetem ao diálogo sobre o ensino, a educação ambiental e tecnologias com ênfase nas complexas relações de ordem política, econômica, cultural e social do mundo moderno. As duas publicações serão lançadas pela Editora Kelps, pela plataforma Google Meet, com mediação dos organizadores.

Alessandro Silva de Oliveira é Químico Industrial, mestre em Química do Cerrado e Doutor em Ciências Ambientais; Thiago Augusto Mendes é Engenheiro Civil, mestre em Engenharia do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Doutor em Geotecnia. O NUPEDEA, sediado no Câmpus Anápolis, é coordenado pelos professores Alessandro Silva de Oliveira e Cláudia Helena dos Santos Araújo. Na apresentação do segundo volume, a professora Cláudia Helena destaca que o livro tem o objetivo de “fundamentar a educação e seus desdobramentos em distintas áreas do conhecimento trazendo um eminente valor teórico-metodológico para a educação ambiental”.

Fortalecimento da pesquisa

O primeiro volume da coletânea, organizado pelos professores Alessandro Oliveira e Antônio Borges Júnior, foi publicado em 2017 com o título “AMBIENTE EM FOCO: Apresentação das pesquisas e pesquisadores do IFG”. Alessandro explica que a partir daí verificou-se que a continuidade da obra poderia ser uma excelente oportunidade para aproximar os pesquisadores e fortalecer a pesquisa na instituição.

As obras contaram com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e da Diretoria de Pesquisa e Inovação, pelo auxílio financeiro do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PROAPP/IFG), Edital 24 de 2019. Em versões coloridas e com conceitos aprofundados, os livros abordam temáticas acerca do ensino, da formação de professores, meio ambiente e tecnologias, reunindo artigos de pesquisadores de diferentes instituições de ensino, em especial o Instituto Federal de Goiás. “Estas obras foram constituídas pela participação de professores, servidores técnicos e alunos de todos os câmpus e têm se constituído em meios para avanço, aproximações e fortalecimento da pesquisa na Instituição”, afirma o professor Alessandro Oliveira.

Lançamento aberto ao público

Os lançamentos nos dias 12 e 19 de fevereiro serão realizados às 19 horas. As cerimônias serão abertas ao público em geral e os links serão divulgados no dia do lançamento de cada volume, nas redes sociais do IFG no período vespertino. Na ocasião do lançamento os pesquisadores apresentarão brevemente seus trabalhos e disponibilizarão e-books para os participantes.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus  Aparecida de Goiânia (com informações e imagem cedidas pelo Câmpus Anápolis)