Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Estudantes podem ter acesso aos aplicativos do Google Workspace

Estudantes podem ter acesso aos aplicativos do Google Workspace

Agora, é possível para os alunos terem dois e-mails institucionais para acesso a serviços diferentes

A partir de agora, os estudantes do IFG regularmente matriculados possuem acesso aos aplicativos do Google Workspace, por meio da criação de uma conta de e-mail institucional.

O diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Douglas Rolins, explica que “até então, os estudantes tinham à disposição a criação de e-mail acadêmico com domínio @academico.ifg.edu.br e acesso a aplicativos na Microsoft. A partir de agora, os estudantes terão mais uma opção, os aplicativos no Google Workspace e e-mail com domínio @estudantes.ifg.edu.br”, afirma.

Por meio do novo serviço, o Google Workspace, com acesso pelo domínio institucional, os estudantes poderão ter acesso aos aplicativos Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Meet, Chat, Formulários, Classroom entre outros aplicativos do Google.

Versão

Atualmente, o IFG utiliza a versão do Google Workspace for Education Fundamentals, disponibilizada gratuitamente pelo Google. Segundo a DTI, o  espaço de armazenamento é limitado e os recursos delimitados conforme informações disponíveis na página https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/products/workspace-for-education/editions/

“Com a conta do estudante vinculada ao domínio institucional no Google, facilitará aos professores o compartilhamento e uso dos aplicativos em conjunto com os estudantes, visto que o e-mail dos servidores também é vinculado ao Google”, diz Douglas. Ele explica, ainda, que o uso está condicionado à Política de Segurança da Informação e Norma de Uso do serviço de e-mail do IFG. Portanto, os estudantes deverão utilizar o serviço somente para atividades vinculadas à Instituição. A partir do momento que o estudante perde o vínculo com a Instituição, conforme a norma de uso de e-mail disponível em http://www.ifg.edu.br/comites/cgsic?showall=&start=2, a conta poderá ser excluída.

Veja o passo a passo para criar e acessar a conta Google pelo domínio do IFG.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria