Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Professora Oneida Irigon é empossada como a nova reitora do IFG
Início do conteúdo da página
Gestão

Professora Oneida Irigon é empossada como a nova reitora do IFG

A docente é a primeira mulher eleita para ocupar o cargo na Instituição. Posse foi presidida pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro

A solenidade de posse, presidida pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi realizada na Reitoria do IFG
A solenidade de posse, presidida pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi realizada na Reitoria do IFG

Esta quinta-feira, 7 de outubro, é um dia histórico para o Instituto Federal de Goiás. A professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, primeira mulher eleita para ocupar o cargo máximo da Instituição, foi empossada no final da tarde como a nova reitora do IFG. A nomeação da gestora foi publicada nesta quarta-feira, 6, no Diário Oficial da União. A solenidade de posse, presidida pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi realizada na Reitoria da Instituição e, devido aos protocolos relacionados à Covid-19, foi restrita a poucos convidados. A cerimônia foi transmitida ao vivo no canal do IFG no YouTube (clique aqui para conferir como foi).

Compuseram a mesa diretiva da solenidade o Ministro da Educação, Milton Ribeiro; a professora do IFG, Oneida Cristina Barcelos Irigon; e Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Prestigiaram também a cerimônia diretores-gerais dos câmpus, gestores responsáveis pelas pró-reitorias e algumas diretorias da Instituição, além de servidores do IFG e do Ministério da Educação. Estiveram, também, na solenidade o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes da Ponte; o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do Governo Federal, Gilson Passos de Oliveira; a assistente social do IFG e representante do Sint-Ifes, Camila Lorraine; o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil; a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, que venceu as eleições na instituição no último pleito, realizado em junho deste ano; e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Gilson Dourado da Silva, representando o reitor do Instituto Federal Goiano, Elias de Pádua Monteiro.

 

Agradecimento e missão

A primeira reitora do IFG, Oneida Cristina Barcelos Irigon, é pedagoga e iniciou sua trajetória na Instituição no ano de 2010. Como lembrou em seu discurso de posse, “a minha ligação com o IFG vem de longa data, mesmo antes de me vincular profissionalmente como professora e gestora, eu tenho consciência plena do quanto esta Instituição representa socialmente”. Desde sua entrada no IFG, a professora acompanhou a criação e implementação de alguns câmpus e ocupou vários cargos de gestão, como a direção-geral do Câmpus Goiânia Oeste e a Pró-Reitoria de Ensino.

No início de seu discurso, Oneida cumprimentou todos aqueles que estavam prestigiando a solenidade, presencial e virtualmente, e falou da importância do IFG: “a história e as pessoas são testemunhas de quantas vidas temos transformado ao oferecer à população educação e cidadania”. E destacou: “eu me sinto honrada, pelo privilégio de agora assumir o cargo maior dessa instituição, dessa escola que eu amo e na qual pretendo atuar por muitos e muitos anos”.

Oneida Irigon e Milton Ribeiro, durante a assinatura do termo de posse

Oneida ressaltou que assume o cargo de reitora “segura da responsabilidade que estou assumindo” e lembrou: “a nossa missão é o serviço público a toda a população num recorte muito especial: a formação profissional, pois isto significa melhoria de vida para muita gente, a construção de conhecimento a par e passo com as demandas sociais e, fundamentalmente, o desenvolvimento humano”.

Como destacou a docente em seu discurso, “ser reitora do IFG é o resultado de uma trajetória conjugada nos 30 anos em que atuo como professora e gestora”. Falando de gestores anteriores, a docente homenageou o trabalho dos reitores que a antecederam e pontuou: “o trabalho desses reitores foi fundamental para construir um IFG que é referência no ensino em Goiás e no Brasil”. A professora agradeceu especialmente o professor Jerônimo, “com o qual tive a oportunidade de contribuir na gestão nos últimos quatro anos”.

 

Desafios e parcerias

Em seu discurso de posse, Oneida ressaltou desafios: “temos pela frente grandes desafios, que vão desde a expansão do número de vagas para novos estudantes, até a permanente melhoria da qualidade acadêmica e científica, com inclusão social”. Para lidar com esse cenário, a gestora afirmou que irá buscar “uma gestão compromissada e integrada”. A docente reiterou que o IFG “é uma instituição democrática e precisa conviver com todas as diferenças e diversidades. É preciso tratar as diferenças com compreensão, e não apenas com tolerância”.

Dirigindo-se ao Ministro da Educação, Oneida afirmou: “contamos com o Ministério da Educação em todas as suas instâncias, principalmente com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, porque estamos compromissados em fazer uma educação voltada para a realidade nacional”. Segundo a gestora, “nós sabemos que só a educação não tem a força para transformar essa sociedade como ela necessita. Temos que contar com o trabalho de todos os Ministérios e organismos governamentais”.

Oneida finalizou seu discurso de posse ressaltando a importância da educação na vida das pessoas e refletiu: “sem a educação, muita gente será deixada à margem dessa sociedade que buscamos construir”. E retomando um pensamento caro a Paulo Freire, a docente destacou: “quando as pessoas mudam, elas tornam-se capazes de mudar o mundo”.     

 

A importância dos Institutos Federais e da educação

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, iniciou seu discurso parabenizando a reitora eleita. Na ocasião, ele agradeceu também a gestão por ter aceitado fazer a posse nesta quinta-feira: “Fiz questão de passar aqui, aproveitando a agenda que eu tive pela manhã. Os nossos assessores procuraram rapidamente a senhora. Muito obrigado por aquiescer, por nos receber e aproveitar esse tempo, evitando o deslocamento a Brasília, já que eu estava aqui”.

Durante o seu discurso, Milton destacou a importância dos Institutos Federais no Brasil: “para mim, é uma alegria muito grande estar nos Institutos Federais. Eu tenho dito isso reiteradamente, porque o Brasil não conhece a riqueza que tem. E uma delas é o trabalho feito pelos Institutos Federais”.  Nas palavras do Ministro, depois de visitar dezenas de unidades dos Institutos Federais, “eu fiquei maravilhado com o que eu vi: a qualidade, a dedicação dos professores e gestores, que tratam a educação, sobretudo a educação técnica”.

Falando do trabalho futuro da reitora eleita, Milton desejou “foco na educação”. “Sei que vamos ter foco na educação, no desenvolvimento dos programas”, pontuou. O gestor da pasta da Educação no Governo Federal finalizou seu discurso falando do futuro: “eu tenho certeza de que o futuro da mudança do Brasil será dos professores, das escolas e dos profissionais de educação. Eu acredito na educação”.

 

Nova gestão: diretores-gerais e pró-reitores

O Gabinete da Reitoria do IFG informou, nesta quinta-feira, que a reitora do IFG deseja agendar as posses dos novos diretores diretamente com os novos gestores. Ainda não há um calendário, mas, assim que o setor tiver informações, as datas das posses serão divulgadas. Confira os nomes de quem compõe a nova gestão no IFG:

Diretores-Gerais

  • Águas Lindas – Tiago Gomes de Araújo 
  • Anápolis – Kátia Cilene Costa Fernandes
  • Aparecida de Goiânia – Eduardo de Carvalho Rezende 
  • Cidade de Goiás – Sandro Ramos de Lima 
  • Formosa – Thiago Gonçalves Dias 
  • Goiânia – Adriana dos Reis Ferreira
  • Goiânia Oeste – Cleberson Pereira Arruda 
  • Inhumas – Luciano dos Santos 
  • Itumbiara – Marcos Antônio Arantes de Freitas 
  • Jataí – Ruberley Rodrigues de Souza 
  • Luziânia – Reinaldo de Lima Reis Júnior 
  • Senador Canedo – Maria Betânia Gondim da Costa 
  • Uruaçu – Andréia Alves do Prado 
  • Valparaíso – Reginaldo Dias dos Santos 

 

Pró-Reitores:

  • Pró-Reitoria de Administração - Diego Silva Xavier
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Thais Amaral e Sousa
  • Pró-Reitoria de Ensino - Maria Valeska Lopes Viana

Na Pró-Reitoria de Extensão e na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, permanecem os antigos gestores, mas o Gabinete informa que em breve haverá mudança nas pastas.

Diretor Executivo: José Carlos Barros Silva

 

 

Confira as fotos da posse

Assista ao vídeo da solenidade

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página