Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Revista Tecnia recebe pela primeira vez qualificação Qualis pela Capes
Periódicos

Revista Tecnia recebe pela primeira vez qualificação Qualis pela Capes

Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS) também receberam a Qualis, pela segunda vez

Duas publicações institucionais foram bem avaliadas pela Capes e tiveram a classificação Qualis atribuída a elas. O periódico Tecnia: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG e os Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS).

“Ficamos muito felizes com os resultados da Revista Tecnia, que foi relançada no ano passado e que já conseguiu Qualis em quatro áreas, sendo um B2 na área de Ensino”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Ruberley Rodrigues de Souza.

A Revista Tecnia, publicada pela Editora IFG, recebeu a classificação Qualis pela primeira vez, nas áreas de Ensino, Ciências Ambientais, Engenharia I e Psicologia. E os Cadernos, publicação do Câmpus Inhumas, nas áreas de: Ensino, Artes/Música, Ciências da Religião e Teologia, Letras/Linguística, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Psicologia, Comunicação e informação, Antropologia/Arqueologia, Arquitetura, urbanismo e Design, Sociologia, Astronomia/Física e Direito. Os Cadernos já tinham recebido a avaliação Qualis uma vez, no triênio 2010-2012.

A Qualis das publicações do IFG foi atribuída ao quadriênio 2013-2016. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, sendo A1 o mais elevado e na sequência: A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

O que é

Segundo a Capes, Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos e anais de eventos.

Revistas

A Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG é uma publicação permanente para o diálogo científico e educacional com orientação pluralista e multidisciplinar que visa reunir os trabalhos de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento: educação, ciência, tecnologia, cultura e sociedade. É publicada todo semestre e possui circulação nacional e internacional. A Tecnia é disponibilizada no formato impresso e eletrônico e se destina à publicação de trabalhos científicos em português, inglês e espanhol, sob a forma de artigo, ensaio, resenha ou tradução.

Os Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade é uma publicação científica de periodicidade quadrimestral, que tem como objetivo publicar artigos sobre temáticas que privilegiem pesquisas e discussões teóricas com temas emergentes das áreas de Educação, Tecnologia e Sociedade. A revista é publicada em abril, agosto e dezembro.

Acesse e leia a Revista Tecnia.

Acesse e leia os Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS).

Diretoria de Comunicação Social/Com informações da Capes.