Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Comissão Organizadora do Festival apresenta a dinâmica do evento deste ano
Festival de Artes

Comissão Organizadora do Festival apresenta a dinâmica do evento deste ano

Além de sediar pela primeira vez o Festival o Câmpus Itumbiara irá receber o Encontro Nacional de Professores de Arte

Neste ano a 15ª edição do Festival de Artes de Goiás será realizada no Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG), de 7 a 10 de novembro. E por esse motivo, a Comissão Geral Organizadora do evento esteve ontem, 14, na Unidade para apresentar à Comissão Local as principais atividades e dinâmicas de funcionamento dessa grandiosa semana de efervescência cultural. Além das artes, Itumbiara também sediará na mesma época do Festival o II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O diretor de Ações Sociais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG, Constantino Isidoro Filho, explicou que o Festival será uma oportunidade para o Instituto estreitar os laços com a comunidade local e “mostrar o protagonismo do Câmpus na cidade”. O diretor ainda destacou a quantidade expressiva de propostas recebidas pela Comissão Organizadora (130), oriundas tanto da comunidade acadêmica do IFG, quanto da região de Itumbiara e de estados como Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins. Ao todo, após curadoria das propostas, foram selecionadas cerca de 100 ações (entre oficinas e apresentações artísticas) que contemplam as linguagens da dança, música, teatro, literatura, audiovisual e artes visuais.

Quanto aos preparativos do Festival e do Encontro de Professores, o diretor Constantino apresentou as diversas comissões e subcomissões que serão formadas juntamente com representantes de todos os câmpus do IFG para executar inúmeras ações. E, entre as principais funções, essas comissões serão responsáveis por organizar a logística de transporte, hospedagem, alimentação, secretaria, divulgação, mobilização, monitoria, recepção, comunicação, imprensa e registro. Atividades essas que envolverão cerca de 800 pessoas diretamente.

O tema da edição do Festival este ano é "Pô!Ética" o que permitirá o diálogo, debate e reflexões sobre as circunstâncias atuais que envolvem a política, a educação, a sociedade a ética, a escola entre outros.

Considerações

A diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, enfatizou que já vem realizando diálogo com gestores municipais e artistas locais visando à colaboração e parceria deles com o Festival. E falou também do orgulho, comprometimento e empenho da comunidade acadêmica do Câmpus em sediar esses dois grandes eventos.

Para o coordenador geral, Abílio de Jesus Carrascal, a possibilidade de o Festival ser realizado em Itumbiara demonstra a democratização e a descentralização da produção cultural de Goiás, além de dar “visibilidade à cultural local” e potencializar as ações já existentes, contribuindo com a formação de novos agentes culturais.

Visite a página do Festival de Artes de Goiás

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.