Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Federação de Arte Educadores do Brasil terá participação no II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais
Início do conteúdo da página
Festival de Artes

Federação de Arte Educadores do Brasil terá participação no II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais

Evento ocorrerá dentro do Festival de Artes de Goiás, que começará amanhã, 7, em Itumbiara

imagem sem descrição.

O II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais e demais instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contará com a presença da presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil – FAEB, professora Leda Guimarães, além de mesa-redonda e discussões acerca do ensino de arte nos institutos do País.

Na quarta-feira, 8, às 15 horas, ela fará uma conversa com os professores, levantando questões atuais do ensino de arte no Brasil, além de apresentar um quadro dos trabalhos que a federação vem realizando em suas representações estaduais e federais, e também estabelecer parcerias entre os professores de arte da Rede Federal.

Leda Guimarães possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005). É pós-doutora pela Universidade Complutense de Madrid. É professora titular da Universidade Federal de Goiás. Criou e coordenou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EaD pelo programa Universidade Aberta do Brasil (2007-2011). Tem pesquisado a formação de professores em artes visuais, arte e cultura popular, além do ensino de artes visuais por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. É membro do Conselho Mundial do InSea (International Society for Education through Art) para a América Latina, e membro do Conselheira do CLEA – Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte.

Neste ano, a FAEB completa 30 anos de militância e lutas para manutenção e qualidade do ensino da arte nas escolas brasileiras, principalmente as públicas. A comemoração dos 30 anos acontecerá na próxima semana, de 14 a 18 de novembro, em Campo Grande-MS, durante o XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil (Confaeb).

Coordenadora-geral do II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federal, a professora de arte do Câmpus Inhumas, Mônica Mitchell, afirma que o encontro foi pensado por um grupo de 18 professores dos Ifs e que nessa edição, o IFG possui três representantes nessa comissão, além dela: professores Alexandre Guimarães, Luciana Ribeiro e Edson Rodrigo Borges.

“Vamos realizar uma mesa de discussão, no segundo dia pela manhã, dia 8, pra falar sobre ética e ensino de arte nos Ifs. Nesse dia à tarde teremos a presença da Leda, que dá muito peso às discussões. No dia 9, pela manhã, serão as discussões dos grupos temáticos e no último dia pela manhã haverá o simpósio de pesquisa, ensino e extensão, discussões simultâneas, e à tarde a plenária final”, conta. Da plenária final sairá um documento com as discussões realizadas e que será encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

 

Importância

Professora Lucia Gouvêa Pimentel, da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que “a FAEB, desde sua criação, cumpre funções que poderiam ser consideradas paradoxais, mas são coerentes com a vida de quem a criou. A primeira é de congregar pessoas que têm como objetivo comum trabalhar pela Arte/Educação, uma Arte/Educação plural, que agregue forças na diversidade e possa, assim, abranger. A segunda é de colaborar com as políticas públicas no sentido de inserir no contexto escolar o ensino/aprendizagem de Arte e tentar garantir sua continuidade. A terceira é de batalhar constantemente – e cada vez mais neste tempo de golpes – pelo direito à Arte/Educação de qualidade, polífona, diversa, multicultural e responsável; contra decretos, medidas provisórias, projetos de emenda à Constituição que privatizam cada vez mais a Educação, a tornam fundamentalista, neoliberalista e comercial. Em tempos de retrocesso, o confronto contra quem está no poder é perigoso, mas necessário. E perceber o diverso na mesma luta é essencial.”

Para o professor de arte do IFG – Câmpus Aparecida, Alexandre Guimarães, membro da Comissão Organizadora do II Encontro de Professores, “receber a presidente da FAEB no encontro de professores é um arranjo institucional extremamente importante para a classe de professores de arte da Rede Federal. Será um momento para criar convergências entre o trabalho histórico da federação e os conflitos que estamos vivendo para o ensino de arte – um período de políticas públicas nebulosas e antidemocráticas”, afirma o professor, que acrescenta ainda: “Nós, professores de arte da Rede Federal, precisamos entender nossa história e nosso papel como agentes formadores de sujeitos críticos e sensíveis para o mundo do trabalho. Poder conversar com a FAEB é também poder mostrar o quanto nossa rede tem força na educação pública brasileira e também o nosso compromisso com a inclusão social”, finaliza.

 

Serviço

II Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais

8, 9 e 10 de novembro

IFG – Câmpus Itumbiara (Avenida Furnas, nº 55, Bairro Village Imperial)

Programação:

dia 7 – 13 às 18 horas: abertura do encontro

dia 8 – 9h30 às 12 horas: mesa-redonda com participação do professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e coordenador de Pesquisa e Inovação do Câmpus Nova Cruz, Artur Fabiano Araújo de Albuquerque; do pró-reitor de Extensão do IFG, Daniel Silva Barbosa, e do diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás, Sandro Ramos de Lima.

15 horas: conversa com a presidente da FAEB, Leda Guimarães

dia 9 – 9 às 12 horas: Grupos de Trabalho Temáticos

dia 10 – 9 às 12 horas: Simpósios de Pesquisa, Ensino e Extensão

14 horas: Plenária Final

Mais informações acesse: http://eventos.ifg.edu.br/festival2017/encontro-de-professores/

Diretoria de Comunicação Social/Com informações da Comissão Organizadora do Encontro de Professores.

Fim do conteúdo da página