Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG vai investir em 2018 mais de R$ 7 milhões em auxílios para estudantes
Assistência Estudantil

IFG vai investir em 2018 mais de R$ 7 milhões em auxílios para estudantes

Editais estão publicados nas páginas de cada câmpus, na seção Editais do menu Extensão

Com o intuito de garantir a permanência dos alunos, ampliar o acesso de estudantes nos cursos do Instituto Federal de Goiás (IFG) e oferecer melhores condições nos estudos, a Instituição vai despender nesse ano R$ 7.978.622,00 para o programa de Assistência Estudantil, que oferece diversos auxílios. Para viabilizar o programa, os câmpus disponibilizaram os editais específicos na página de cada unidade, na seção Editais da primeira página, dentro do Menu Extensão.

Para esse ano, a novidade é o aumento nos tipos de auxílio. Os editais disponibilizam agora o benefício para o estudante que tem filho com deficiência (R$ 240 mensais), o auxílio para apoio didático-pedagógico (R$ 75 – parcela única), auxílio vestuário profissional (R$ 120 – parcela única), auxílio Refeitório Estudantil (para os câmpus que possuem refeitório), auxílio integrado integral alimentação (R$ 120), além dos que já existiam: auxílios-alimentação (R$ 120), transporte (R$ 120), permanência (R$ 120), EJA permanência (R$ 120) e moradia (R$ 225,00).

Além do aumento no tipo de auxílio, esse ano todos os estudantes receberão benefícios apenas por meio dos editais de assistência estudantil, voltado para aqueles alunos em situação de vulnerabilidade social e que possuem renda per capta menor que um salário-mínimo e meio, que deve ser comprovada por meio de documentos exigidos no edital.

“Todos os alunos que antes já recebiam um benefício e tinham a assistência como uma segunda oportunidade, agora terão que fazer sua inscrição e passar pela avaliação socioeconômica. O que queremos com isso é dar mais equidade por meio dessa análise de renda. Todos precisam se inscrever para tentar receber os auxílios. Essa inscrição por meio do Suap será boa também porque os dados vão gerar uma nova política de assistência estudantil”, afirma o pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa.

A ideia, segundo o diretor de Ações Sociais da Pró-reitoria de Extensão, Willian Batista dos Santos, “é que o estudante permaneça no IFG fazendo o curso, então aqueles que receberam o auxílio permanência ano passado, pra continuar fazendo o curso, terão que apresentar uma declaração de que continuam na mesma condição financeira. Esses não passarão pelo estudo socioeconômico”, afirma.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no Suap (http://suap.ifg.edu.br), no link: Atividades Estudantis/ Serviço Social/Inscrições. A data de inscrição, bem como os tipos de auxílios, quantidade e o período em que serão ofertados variam de acordo com cada câmpus. Todas as informações, a documentação, formas de seleção estão disponíveis nos editais. Mais informações podem ser obtidas nas coordenações de Assistência Estudantil das unidades.

Os editais específicos estão publicados nas páginas dos câmpus. Podem pleitear os auxílios (pode ser mais de um por estudante) alunos matriculados em cursos presenciais do técnico integrado ao ensino médio, do integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do técnico subsequente e dos cursos superiores.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.