Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG inaugura primeira árvore solar da cooperação com a Enel/Aneel
Início do conteúdo da página
Eficiência Energética

IFG inaugura primeira árvore solar da cooperação com a Enel/Aneel

Equipamento será inaugurado nesta quarta-feira, 16 de maio, no Câmpus Goiânia, às 18h30

Projeto de Eficiência Energética do IFG
Projeto de Eficiência Energética do IFG

Esse ano será de economia de energia elétrica e redução de gastos no Instituto Federal de Goiás (IFG). Serão instaladas duas árvores solares na Instituição, como parte da cooperação técnica entre o IFG e a Enel Distribuição Goiás/Aneel. A primeira delas será inaugurada nesta quarta-feira, 16 de maio, às 18h30, no Teatro do IFG que fica no Câmpus Goiânia.

Foram instalados na árvore painéis fotovoltaicos, que captam a luz solar transformando-a em energia elétrica. De acordo com o professor e coordenador do projeto no Câmpus Goiânia, José Luis Domingos, a árvore solar trata-se de “uma obra de arte que gera energia elétrica e impressiona pelo design diferenciado”. À noite, durante a inauguração, o público poderá conferir o sistema de iluminação que confere tons coloridos ao equipamento.
Além da inauguração da árvore solar, será lançado oficialmente o Projeto de Eficiência Energética do IFG, que prevê a instalação de usinas fotovoltaicas em algumas unidades do IFG, ações nos sistemas de iluminação, aquecimento solar de água, geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos, monitoramento e gestão de energia, além da realização de pesquisas.
Os Termos de Cooperação Técnica com a Enel/Aneel foram assinados em 5 dezembro do ano passado, sendo um exclusivamente para o Câmpus Goiânia, e outro para as ações nos câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Valparaíso, Uruaçu e Senador Canedo.
A árvore solar tem cerca de 11 m², ocupa uma área aproximada de 20 m², conforme informações divulgadas à época da formalização dos acordos, e resultará em economia de energia elétrica pela unidade do IFG onde está instalada. A vida útil de cada árvore é de 20 anos. A potência de sistema de cada árvore será de cerca 2.6 kWp (potência gerada pelo sistema fotovoltaico) e além de contribuir para economia de energia, o equipamento contribui para a redução da emissão de gás carbônico (CO2).
Para o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, as ações tem grande importância pois “além dos benefícios para a economia de energia, para a pesquisa e para a sustentabilidade e meio ambiente, teve origem em um trabalho de mestrado feito por um egresso do IFG”.

 

O projeto
Pelos termos da Cooperação, o projeto tem previsão de ser executado durante o ano de 2018. Em todos os câmpus, devem ser substituidos mais de 32 mil lâmpadas e luminárias, além da instalação de quase 4 mil placas solares, de 315 Wp cada, e 37 inversores, o que deve gerar uma economia de 80% na conta de energia elétrica de todo o IFG, após a total implementação do Projeto.
Já foram instalados os sistemas de micro e minigeração solar fotovoltaico para eficiência energética nos câmpus Itumbiara e Uruaçu e em breve será inaugurada a segunda árvore solar do IFG, que está em fase final de implantação no Câmpus Itumbiara.

Além dessas duas frentes de ações, o IFG também integra, na área da eficiência energética e da energia solar fotovoltaica, outro projeto, intitulado Avaliação Técnica, Econômica e Estratégica para Implementação de Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, cujo Termo de Cooperação foi assinado em março do ano passado, entre o IFG, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás (Secima) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Essas três instituições da implementação do projeto, que deve ser encerrado em 2019. Os investimentos, por parte da Secima e da Fapeg, são da ordem de R$ 2 milhões para execução de todo projeto, sendo de responsabilidade do IFG o apoio técnico, administrativo, financeiro e operacional para instalação da usina fotovoltaica, dentre outros.

 

Saiba mais sobre o assunto:
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/6243-campus-uruacu-inaugura-segunda-usina-fotovoltaica-do-ifg
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/5928-usinaitumbiara
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/3835-ifg-tera-sistema-de-geracao-de-energia-solar-fotovoltaica-em-nove-campus
http://ifg.edu.br/ultimas-noticias/2545-projetousina

http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/6313-cooperacoesusinasfotovoltaicas

http://ifg.edu.br/component/content/article/161-ifg/campus/goiania/noticias-campus-goiania/8255-campus-goiania-inaugura-arvore-solar-e-lanca-projeto-de-eficiencia-energetica

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página