Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Miniempresa Jaguarde S.A/E conquista sete prêmios pelo Programa Miniempresa
Início do conteúdo da página
Câmpus Goiânia

Miniempresa Jaguarde S.A/E conquista sete prêmios pelo Programa Miniempresa

Formandos receberam premiação durante cerimônia realizada no Centro de Convenções

Equipe da Jaguarde exibe os sete prêmios recebidos na formatura do Programa Miniempresa

Grupo formado por 34 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, que criou a miniempresa Jaguarde S.A/E, foi vitorioso no desafio 2018 Programa Miniempresa. A competição é organizada pela organização não-governamental Júnior Achievement Goiás e a equipe da Jaguarde faturou sete prêmios.

A cerimônia de premiação, também chamada de Formatura Miniempresa, foi realizada nesta terça-feira, dia 21 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Os alunos da Jaguarde conquistaram as seguintes categorias: 1º lugar da maior equipe empreendedora, 1º lugar no desafio Nexa, 1º lugar de produto destaque, 1º lugar de negócio sustentável, 1º lugar de melhor relatório final (empatando com as equipes do Jaó Integrado e IF Goiano), 2º lugar de melhor faturamento e 2º lugar de melhor rentabilidade.

Segundo o presidente da Jaguarde, Antonio Ordones, do 3º ano do curso técnico integrado em Telecomunicações, a miniempresa teve um faturamento superior a R$ 6 mil reais. O montante foi arrecadado com a venda dos organizadores para bolsas e mochilas, produto fabricado pelos estudantes. Foram mais de 300 unidades vendidas nos desafios cumpridos pela equipe durante o programa. Parte desse valor, R$ 2 mil, foi doado para a associação civil beneficente Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia).

Para Antonio, participar da miniempresa foi um divisor de águas. “Primeiro porque possibilita a gente ter uma ideia melhor do que é o dito mercado de trabalho e o quanto é importante você se qualificar para ele. Hoje em dia não é só importante você ser bom naquilo que se propõe a fazer, mas o que é mais avaliado é se você se propõe a fazer com uma visão empreendedora, de forma inovadora e com comprometimento, determinação e foco”, acrescenta o estudante.

Letícia Miyachiro, do 3º ano de Mineração, avaliou de forma positiva a participação da Jaguarde no programa e acredita que todo o esforço feito pela equipe valeu a pena. “Me ensinou muito sobre empreendedorismo, que é um tema muito em pauta hoje em dia no mercado de trabalho, é o futuro do mercado. Acho que é muito importante também para a vida de todos que foram envolvidos e para aqueles que vão ouvir falar sobre o assunto, já que agora a gente pode transmitir esse conhecimento para as próximas miniempresas”, completou.

Membros da equipe Jaguarde recebem medalhas durante premiação
Membros da equipe Jaguarde recebem medalhas durante premiação

 

Empreendedorismo social

O programa miniempresa promove o desenvolvimento do espírito empreendedor nos estudantes, sem se descuidar da responsabilidade social. Com isso, além de pensar em todas as etapas para montar uma empresa, como a construção da hierarquia dos seus cargos, relação com fornecedores, estratégias de produção, viabilidade do produto e construção da identidade visual de sua marca, os estudantes são incentivados a pensar no benefício que podem fazer à sociedade, enquanto empresários de uma miniempresa.

“Na minha visão, existe um empreendedorismo individual, que você investe em si mesmo, e um outro coletivo, social. Na miniempresa nós praticamos os dois. Investimos em nossa competência de liderança, de organização, abraçamos a ideia de um produto, de vendê-lo, de pensar sua marca e produzi-lo e, ao mesmo tempo, aprendemos sobre o empreendedorismo social que está aí os 2 mil reais que doamos ao Osceia”, conta Antonio.

Ele lembra que empreender vai além de faturamento e que é preciso, também, impactar a vida das pessoas. “O empreender social diz e reflete muito os programas que desenvolvemos dentro do IFG nessas 15 semanas, como os saraus, as sessões de cinema para debater questões como a presença da mulher no mercado de trabalho, o assédio. Isso é empreendedorismo social. É debater essas questões e mostrar que não é só questão de empresa ou emprego. Empreendedorismo é também mudança na vida das pessoas”.

Programa

O Programa Miniempresa, da Junior Achievement de Goiás, é realizado no IFG - Câmpus Goiânia pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex). Com a Miniempresa, os estudantes do ensino médio têm a possibilidade de praticar os conhecimentos nas áreas do empreendedorismo, economia e dos negócios.

Entre os conceitos ensinados pelo projeto estão: a livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Além do IFG, participam do programa, articulado pela Junior Achievement de Goiás, diversas escolas, entre públicas, conveniadas e privadas.

O Câmpus Goiânia participa do programa desde 2010 e acumula uma série de premiações. Confira:

• Mochilart (2010) – melhor faturamento, melhor rentabilidade, melhor achiver e melhor vendedor;
• Customisetas (2011) – melhor lucratividade e melhor grupo empreendedor; melhor vendedor, melhor achiver;
• Almofofas (2013) – maior faturamento, maior rentabilidade, medalha de ouro gincana interminiempresa, melhor relatório final, melhor vendedor, melhor achiver;
• Pano pra Manga (2014) – melhor relatório final, 2º lugar melhor adviser junior, medalha de ouro gincana interminiempresas
• Mochilando (2015) – produto destaque, maior faturamento, maior rentabilidade, equipe empreendedora;
• Mr. Soneca (2016) – melhor relatório final, maior faturamento, equipe empreendedora, melhor achiver.
• Cangoo (2017) - melhor relatório final, maior faturamento, maior rentabilidade, melhor equipe empreendedora e o troféu do Desafio Nexa, medalhas na categoria de maior arrecadação de alimentos e no circuito promovido entre equipes do miniempresa da Junior Achievement de Goiás.

 

Confira a matéria realizada pelo jornal Bom Dia Goiás sobre a premiação do Programa Miniempresa.

Veja mais imagens no facebook do IFG - Câmpus Goiânia

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

 

Fim do conteúdo da página