Câmpus Valparaíso

Equipe do IFG constrói primeira caixa de areia de realidade aumentada do Estado de Goiás

É a segunda Ar Sandbox registrada no Centro-Oeste 

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Equipamento Ar Sandbox sendo preparado para demonstração
Equipamento Ar Sandbox sendo preparado para demonstração

Ar Sandbox ou caixa de areia de realidade aumentada. É a primeira vez que este equipamento é produzido no Estado de Goiás e tudo isto é fruto de um trabalho que teve duração de cerca de um ano (foi iniciado em julho de 2017), sendo orientado pela professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Valparaíso Danielle Pereira e produzido pelos estudantes Henrique Luft (técnico integrado em Automação Industrial) e Carlos Daniel de Godoy (técnico integrado em Mecânica). A Ar Sandbox é um recurso didático que pode ser utilizado para o aprendizado e a visualização em 3D de formas de relevo e bacias hidrográficas. O dispositivo criado utiliza uma série de ferramentas e materiais: softwares (Vrui, Kinect e SARndbox), kinect, projetor, caixa em MDF (1mx0,75m) e areia. O projeto Uso da Realidade Aumentada como Recurso Didático da Geografia faz parte de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM): 

O aluno Carlos Godoy explica sobre a importância de ter participado da iniciativa: "Nunca fiz algo que eu considere tão importante como isto, algo que sei que vou lembrar, que vai ser útil".

A Ar Sandbox foi inventada pela Universidade da Califórnia em Davis- EUA (que disponibiliza os softwares gratuitamente para quem desejar criar o protótipo). A caixa de areia interativa é um sistema que cria fisicamente modelos de topografia, que são digitalizados em um computador em tempo real e utilizados como pano de fundo para uma variedade de efeitos gráficos e simulações. Segundo a Universidade de Califórnia em Davis, o projeto realizado pelos estudantes do Câmpus Valparaíso é o primeiro registrado no Estado de Goiás e segundo na região Centro-Oeste.

Sobre o PIBIC-EM desenvolvido, a professora Danielle conta: "É um recurso didático que pode ser utilizado nas disciplinas de geografia e de matemática" e destaca: "O projeto pode ser utilizado na Semana de Ciência e Tecnologia e, também, no Conhecendo o IFG [ambos são ações do Câmpus Valparaíso que recebem estudantes de escolas da região e têm entre seus objetivos apresentar algumas das atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica].

 

Equipe do Câmpus responsável pelo projeto, da esquerda para a direita: Henrique, Danielle e Carlos Daniel

 


Para ver mais fotos desta pesquisa, clique aqui.

 


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso