Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Licenciaturas

Imprimir

Câmpus Anápolis sedia reunião do Fórum das Licenciaturas do IFG

Mesa diretiva que conduziu os trabalhos no Fórum nesta quinta-feiraO Câmpus Anápolis do IFG sedia nesta quinta, 2, e sexta, 3, o Fórum das Licenciaturas do Instituto Federal de Goiás. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), conta com a participação de representantes de todos os câmpus do IFG e também da Câmara de Ensino e está discutindo a Minuta de Diretrizes dos Cursos Superiores do IFG, que propõe a reformulação das diretrizes dos cursos de licenciatura ofertados pela Instituição. A abertura dos trabalhos na manhã desta quinta contou com a presença do diretor-geral do Câmpus, Ewerton Gassi, e da pró-reitora de Ensino, Adriana dos Reis Ferreira.

O Fórum das Licenciaturas do IFG é formado por dois representantes de cada câmpus, sendo um docente e um coordenador de curso. O IFG possui 19 cursos de licenciatura em 12 de seus câmpus, sendo que apenas Águas Lindas e Senador Canedo ainda não oferecem esses cursos. Em 2016, as discussões do Fórum foram retomadas e houve reuniões no Câmpus Goiânia, em julho, e no Câmpus Aparecida de Goiânia, em outubro. Um dos focos tem sido discutir as novas diretrizes para as licenciaturas, lançadas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da resolução nº 2, do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 1º de julho de 2015. Um dos pontos centrais dessa resolução é a que trata do número mínimo de horas para as licenciaturas, que passa de 2.800 horas anuais “de efetivo trabalho acadêmico” para 3.200.

Como a Câmara de Ensino também participa do encontro em Anápolis, o documento final aprovado na reunião será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFG (Conepex). Os cursos terão até julho deste ano para se adequarem a esse documento e, por extensão, à Resolução 02, citada acima.

Para a pró-reitora de Ensino, Adriana Ferreira, a reunião do Fórum em Anápolis está sendo muito proveitosa e vem realçar a forma democrática como a Proen tem buscado desenvolver as discussões e, ao mesmo tempo, o nível de comprometimento de todos os envolvidos, que têm buscado aprofundar as discussões e respeitar as especificidades do IFG e da Rede Federal. “Estamos proporcionando um debate democrático que demonstra a maturidade do nosso grupo de profissionais. Na verdade, o que ocorre no Fórum é uma consolidação das discussões que foram feitas nos câmpus e isso ratifica a construção coletiva do documento que será encaminhado ao Conepex”, ressalta a pró-reitora.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

CURSOS OFERECIDOS