NOTA OFICIAL

Em face da matéria publicada no site Portal 6, na última sexta-feira, 3 de março, com o título “IFG conseguiu aprovar menos alunos em vestibular que CPMG ‘Dr Cezar Toledo’” (leia matéria aqui), a direção-geral do Câmpus Anápolis lamenta profundamente a forma distorcida com que foram apresentados os dados relativos ao Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) e que causaram indignação em toda a comunidade acadêmica do Câmpus.

Consideramos carente de parâmetros e critérios científicos e estatísticos claros a comparação de dados que foi feita pelo referido Portal. Entendemos que esses critérios são essenciais para que pudesse ser estabelecido qualquer tipo de comparação, o que não se deu na matéria.

Para a construção de um texto jornalístico são essenciais o rigor ético e a apuração da informação, ao passo que desacreditamos, por completo, de qualquer propósito de matéria de cunho sensacionalista, que visa apenas gerar tráfego de visitas, por meio de cliques, em um site de notícias.

Ressaltamos que o Instituto Federal de Goiás (IFG) tem preceitos institucionais voltados para o seu compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, e com a formação integral do cidadão por meio de uma educação inclusiva e emancipatória. Nós temos orgulho disso! A formação técnica oferecida pelo IFG amplia os horizontes de atuação do aluno egresso, que não tem no vestibular/ENEM a sua única opção, visto que, ao cursar o ensino médio na instituição, o aluno sai preparado tanto para aqueles exames quanto para sua inserção no mundo do trabalho.

Somos uma Instituição sólida, de credibilidade, reconhecida nacional e internacionalmente e que oferece desde o ensino médio até a pós-graduação, além de cursos de qualificação de trabalhadores, como os do Pronatec. Nosso desempenho não pode e nem será medido apenas por uma notícia publicada.

Repudiamos veementemente o que consideramos, tão somente, como uma matéria sensacionalista, incapaz de aferir os resultados de um trabalho sério, pautado na ética, que vem sendo desenvolvido de forma responsável e coerente por uma equipe altamente capacitada de professores e técnicos administrativos.

A educação pública, gratuita e de qualidade é uma realidade no Câmpus Anápolis. Basta tomarmos como base o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), parâmetro oficial que mede o desempenho das escolas, e verificaremos que o Câmpus Anápolis está sempre nas primeiras colocações entre as escolas da rede pública, tendo, inclusive, ocupado o primeiro lugar entre as escolas públicas de Anápolis no Enem 2015, conforme divulgado em novembro passado. Em nível estadual, o IFG, por meio de seus câmpus, ocupou oito posições no ranking das dez escolas públicas em Goiás com melhores médias no exame, estando o Câmpus Anápolis na 9ª posição no Estado.

Aos professores e técnicos administrativos deixo meu agradecimento por todo o trabalho que vem sendo realizado, exaustivamente, na formação de cidadãos. Nós seguiremos firmes no árduo propósito de educar para a cidadania. Confio no sentimento de pertencimento de nossos alunos e egressos a nossa Instituição e tenho a convicção de que continuaremos sendo motivo de orgulho para todos que fazem parte de nossa história.

Ewerton Gassi

Diretor-geral