Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial » Superior » Licenciatura em Química

Licenciatura em Química

Imprimir

O Curso de Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis, foi proposto com o objetivo de formar professores de Química que atuem como sujeitos de transformação da realidade brasileira, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes nas escolas, especialmente na rede pública. Busca-se proporcionar uma formação humanística e uma preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento Químico para atuação do profissional como educador. Baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, o curso garante uma formação aprofundada e abrangente ao licenciando em conteúdos dos diversos campos da Química, proporcionando uma postura crítica, ética e responsável diante dos problemas sociais, políticos e ambientais.

O currículo do curso abrange disciplinas e atividades semestrais de caráter obrigatório para integralização dos saberes. A sequência de conteúdos é organizada de forma hierárquica no sistema de pré-requisito e co-requisito. As disciplinas englobam as áreas básicas da química, a saber: Química Orgânica, Inorgânica, Analítica, Físico-Química; e também disciplinas de caráter pedagógico que são componentes básicos para formação de professores como por exemplo Metodologias para o Ensino de Química.

No contexto educacional presente, o curso permite a formação de um professor de química fundamentado pela pesquisa que se encontra atrelada a todas as disciplinas do curso, principalmente nas disciplinas pedagógicas que envolvem o ensino de química, instância de atuação do futuro professor. Com essa diretriz, o IFG disponibiliza ao aluno o Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programas que oferecem auxílio financeiro para que o aluno se desenvolva academicamente através de sua participação em projetos de pesquisa.

Além de adquirir conhecimentos químicos, sócio educacionais e pedagógicos necessários para a atuação de forma crítica e reflexiva na Educação Básica, o licenciado em Química está capacitado para prosseguir os estudos em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

 

Objetivo do Curso

O objetivo principal do curso é a formação através do ensino, pesquisa e extensão de profissionais da Química qualificados para o Ensino de Química e politicamente preparados para atuar na perspectiva da transformação social.

 

Perfil Profissional

O Licenciado em Química é um profissional legalmente habilitado ao exercício do magistério no Ensino Básico. Este profissional poderá desenvolver pesquisas tanto na área de Ensino de Química, como em áreas específicas da Química. Conforme a resolução Normativa nº 36, de 25/4/1974 do Conselho Federal de Química (atribuições de 1 a 7) o referido curso também habilita: para atuação na área de análises químicas, na elaboração de pareceres e laudos técnicos e a realizar pesquisa visando o desenvolvimento de tecnologias para o setor produtivo. Poderá também, assumir a Responsabilidade Técnica por empresa, setor de empresa ou prestação de serviços quando não envolverem produção. Esse profissional ainda pode dedicar-se à pesquisa acadêmica, ingressando em cursos de Pós-Graduação, lato e stricto sensu, e como pós-graduado poderá atuar como docente no Ensino Superior.

 

Matriz Curricular

A matriz curricular do curso de Licenciatura em Química está organizada por núcleos de formação geral, pedagógicas específicas e formação específica (2376 horas). Para consolidação da atuação como profissional do Ensino de Química o licenciando terá como componentes obrigatórias de sua formação o Estágio Supervisionado (405 horas) e as Práticas de Ensino (400 horas) com um caráter fundamentado na formação pela pesquisa. O curso ainda incentiva a formação diversificada e complementar do aluno com o aproveitamento de atividades complementares (200 horas). Ao final do curso o aluno desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação de um professor integrante do corpo docente do IFG - Campus Anápolis (108 horas).

 

Corpo Docente

O corpo docente do curso de Licenciatura em Química é constituído por mestres e doutores nas áreas das disciplinas que constituem a matriz do curso.

 

Mercado de Trabalho

Instituições educacionais da rede pública ou privada, de Ensino Fundamental e Médio. Instituições de Ensino Superior e Indústrias Químicas.

 

Total de Vagas

Atualmente o IFG - Câmpus Anápolis tem disponibilizado 30 vagas anualmente para o curso de Licenciatura em Química.

 

Duração e horário do curso

O curso possui duração mínima de 4 (quatro) anos e máximo de 7 (sete) anos. As aulas acontecem preferencialmente no período de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h15min, sendo que os sábado podem ser letivos.



 

Mais informações sobre o curso:

Licenciatura em Química - Arquivo 1

Licenciatura em Química - Arquivo 2

 

CURSOS OFERECIDOS