Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Projetos e Programas
Início do conteúdo da página

Projetos e Programas

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h37 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 12h25

Programa de Mobilidade Acadêmica (PMIPES-GO)

 

   O Programa IPES-GO de Mobilidade Acadêmica é resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES-GO), com vistas a propiciar aos estudantes de graduação do IFG, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat) regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até três semestres letivos consecutivos.

   A partir de 2021 o acordo de cooperação entre as IPES-GO adota uma nova forma de participação no programa, denominada de mobilidade acadêmica parcial. Na mobilidade parcial o estudante cursará concomitantemente componentes curriculares na instituição de origem e de destino, limitada a 2 (dois) componentes curriculares por semestre em uma única instituição diferente da sua de origem.

   Neste ano as inscrições para participação no PMIPES, relativo a disciplinas a serem cursadas no semestre 2024/1, estão abertas no período de:

- 01 de outubro a 27 de outubro de 2023 (para estudantes do IFG que desejam ir para outras instituições)

- 01 de outubro a 31 de outubro de 2023 (para estudantes de outras instituições que pretendem vir para o IFG)

 Confira o fluxograma do PMIPES.

 

 Condições de participação­­

  • Alunos do IFG

   O primeiro passo é se certificar de que a IPES para a qual deseja ir oferece as disciplinas que o discente do IFG tem interesse, bem como se as disciplinas que quer cursar poderão ser aproveitadas no instituição de origem. Também é importante informar-se com a coordenação do curso de destino se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa, além de receber daquela o ementário previsto no projeto de curso, que irá subsidiar a coordenação no IFG a deliberar quais serão as disciplinas a serem solicitadas;

   O rol de disciplinas, contido no formulário de solicitação, deverá ser articulado pelo/a estudante sob orientação direta da coordenação, a fim de que as disciplinas cursadas durante a mobilidade sejam aproveitadas em sua totalidade após o retorno, não necessariamente como componente curricular obrigatório.

   Como se inscrever?

   O/a interessado/a deve se dirigir à coordenação do seu curso no IFG para preencher com seu coordenador o formulário de solicitação da participação no Programa IPES-GO. 
   A coordenação de curso analisa o pedido observando se este atende ao disposto no §3 da Cláusula Segunda do Acordo de Cooperação no que tange a necessidade do estudante ter integralizado pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso de origem e ocorrência de, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos anteriores ao pedido de mobilidade.

   Após essa cuidadosa análise, o coordenador encaminha um processo, via SUAP (processo eletrônico), à coordenação Institucional do PMIPES-GO no IFG (no SUAP buscar por "REI-PMIPES") com a referida solicitação acompanhada dos seguintes documentos elencados: 

  • Cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e título eleitoral);
  • Histórico escolar original;
  • Formulário de solicitação de Mobilidade;
  • Carta de Apresentação do/a discente assinada pela coordenação do curso;
  • Ementário das disciplinas cursadas até o presente semestre. 

 

   A coordenação do PMIPES - IFG encaminhará a solicitação para a IPES de destino via ofício. Você deverá aguardar resposta que a sua coordenação receberá pelo SUAP. Tanto em caso positivo como negativo, você e o seu coordenador serão informados pela Coordenação Institucional. Você também será informado sobre o período de matrícula a ser realizada na IPES receptora.

   Todas as ações têm prazos que, se não cumpridos, acarretarão no indeferimento automático do seu pedido. Portanto, fique atento(a) aos prazos de final de outubro, que é o mesmo para todas as IES do Programa.

 

  • Alunos de outras IPES-GO

    O/a aluno/a oriundo de outra IPES-GO deverá realizar as mesmas ações descritas acima na sua coordenação de curso. O seu pedido será enviado pela coordenação Institucional da sua Instituição ao IFG, para em seguida ser encaminhado à coordenação de curso receptora. Havendo o aceite ou não, você será informado; em caso positivo, o seu pedido será devolvido à sua coordenação para ciência. No aceite, você será informado/a pela coordenação do curso receptor sobre o período de matrícula a ser realizada no IFG. Os ementários das disciplinas do IFG podem ser obtidos no seguinte link: http://cursos.ifg.edu.br/

   Todas as ações têm prazos que, se não cumpridos, acarretarão no indeferimento automático do seu pedido.


 Importante

  • A participação no programa conta como tempo de integralização curricular, ou seja, o prazo para terminar o curso permanece inalterado;
  • A participação não exime da responsabilidade de renovar o vínculo com o IFG a cada semestre letivo, no período de renovação de matrícula previsto no calendário acadêmico;
  • Ao se comprometer com o programa, o solicitante coloca-se na posição de inteira responsabilidade de comunicação com a coordenação do IFG, com a coordenação receptora e a coordenação institucional;
  • Ao término do programa, é necessário que o histórico escolar e outros documentos emitidos pela IPES receptora sejam arrolados ao processo e que este seja tramitado corretamente, a fim de inserção do aproveitamento e do correto arquivamento.

 

 Formulários

 Acordo de Cooperação do PMIPES-IFG

 Fluxograma do PMIPES.

 

 Coordenação Institucional do PMIPES-GO no IFG

Coordenação de Ensino Superior e Coordenação PMIPES: Cargo vago

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (62) 3612-2229 / (62) 3612-2228

 

Fim do conteúdo da página