Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ensino

IFG publica edital voltado à seleção de projetos de ensino

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 14h22 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 13h50

No total, serão financiados 25 projetos. Submissões vão até 28 de agosto

imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, publicou o Edital n. 28/2020 voltado à seleção de projetos de ensino com fomento. O objetivo, segundo a Proen, é garantir o desenvolvimento de ações que possibilitem o aprimoramento do ensino e da aprendizagem das comunidades acadêmicas. As submissões dos projetos devem ser feitas entre os dias 29 de julho e 28 de agosto.

Ao todo, serão financiados 25 projetos de ensino, cada um no valor total de 6.000 reais. Do valor total a ser financiado, 750 reais deverão ser destinados para as despesas de custeio e 5.250 reais para pagamento de bolsas aos estudantes. Neste ano, os projetos de ensino deverão ser organizados a partir de, pelo menos, um dos seguintes eixos: interdisciplinaridade; atendimento didático-pedagógico na perspectiva da educação inclusiva; gênero, diversidade sexual e relações étnico-raciais; produção de textos e incentivo à leitura; valorização da cultura local/regional; incentivo ao acesso às produções áudio visuais nacionais; tecnologias de comunicação e informação; enfrentamento da pandemia da Covid-19.

 As propostas deverão ser cadastradas na plataforma do Sistema de Gestão de Extensão e Pesquisa (SUGEP). Durante a submissão, devem ser anexados, em um único arquivo PDF, os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados: a) formulário para submissão do projeto de ensino; termo de compromisso assinado pelo coordenador da proposta; c) termo de ciência assinado e preenchido da chefia imediata; d) parecer do Conselho Departamental.

A Proen destaca que, no período de vigência do ensino remoto emergencial em função da necessidade do isolamento social para contenção da pandemia da Covid-19, os projetos de ensino deverão ser desenvolvidos utilizando as tecnologias de informação e comunicação disponíveis aos servidores e estudantes. De acordo com a professora Maria Valeska Lopes Viana, diretora de Políticas de Educação Básica e Superior, “o desenvolvimento dos projetos de ensino por meios digitais possibilitará a ampliação da participação dos estudantes do IFG, uma vez que os projetos de ensino propostos em câmpus específicos poderão contar com a participação de estudantes de qualquer um dos 14 câmpus”.

Conforme destaca a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, “os projetos de ensino são estratégias que visam propiciar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, favorecer a aprendizagem, a formação da autonomia do estudante, além de sua formação crítica e reflexiva, sem perder de vista os conteúdos fundamentais contextualizados na prática social do aluno e a função social da escola".

A homologação das inscrições, segundo o edital, será divulgada no dia 1º de setembro. O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de setembro.

Acesse o edital: https://www.ifg.edu.br/editais-ensino?showall=&start=1

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página