Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Tecnologia

IFG adota tecnologia de leitura por QR Code em locais de aula

Recurso já está implantado com a nova atualização do IFG Mobile e permite a visualização, pelo celular, de informações diversas

  • Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 09h55
  • Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2017, 09h19

Os estudantes do Instituto Federal de Goiás podem contar agora com uma nova funcionalidade no aplicativo IFG Mobile: a visualização de informações sobre o ambiente de aprendizagem cadastrados no Q-Acadêmico por meio de leitura de QR Code, que é um código de barras facilmente escaneado pelo aparelho de telefone celular que possui câmera e pode ser convertido em texto. Por meio desse recurso, os alunos terão acesso à descrição de disciplinas ministradas, horários, professores e cursos com a leitura do código fixado na entrada dos locais de aula.

Segundo o diretor de Administração Acadêmica (DAA) da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Renan Rodrigues de Oliveira, o cadastro dos horários de aulas e ambientes de aprendizagem para cada diário do Q-Acadêmico é de responsabilidade do Departamento de Áreas Acadêmicas, mais especificamente pela coordenação de cursos e áreas acadêmicas.

“Essas informações já são utilizadas em um contexto bastante amplo, sendo visualizadas por estudantes, pais de alunos, professores e servidores técnico-administrativos pelo Q-Acadêmico Desktop, Q-Acadêmico Web, IFG Mobile, Visão IFG e SUAP. Portanto, reforçamos a importância de as informações estarem sempre atualizadas”, diz Renan.

Além dessa funcionalidade que já está em funcionamento, a previsão, segundo Renan, é de que esse recurso seja ampliado e que outras funcionalidades sejam posteriormente implantadas, como inserção do QR Code destinado às informações sobre os setores administrativos.

Como funciona

Em cada sala de aula do câmpus (é preciso verificar se o câmpus de interesse já aderiu à nova funcionalidade) haverá um QR Code fixado na entrada. O estudante vai acessar o aplicativo IFG Mobile, no seu celular, clicar no menu e no lado esquerdo vai aparecer Ler QR Code. A partir daí é só apertar para fazer a leitura e posicionar o celular em frente ao código, que as informações ficarão disponíveis para leitura.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página