Extensão

Realizada reunião sobre a participação do IFG na Agro Centro-Oeste Familiar 2019

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 09h12 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 09h13

Encontro teve a finalidade de articular um plano de ação a respeito da participação da Instituição no evento em 2019

Foi realizada nesta sexta-feira, 5 de outubro, a primeira reunião promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para tratar da participação do Instituto Federal de Goiás na edição de 2019 da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF). O evento, que ocorrerá entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2019, será realizado no Centro de Eventos Elias Bufaiçal, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram dessa primeira reunião, além de servidores da Proex, servidores dos Câmpus Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Valparaíso, Goiânia, além de membros do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (Siass) e da Pró-Reitoria de Ensino.

De acordo com uma das responsáveis pelo evento no âmbito do IFG/Proex, Renata David de Moraes, “a reunião de hoje tem como finalidade a articulação de algumas ideias acerca das ações que poderão ser realizadas no evento. O objetivo é elaborar um plano de ação em conjunto com servidores dos câmpus do IFG que querem participar e apresentar suas pesquisas e práticas durante a Agro Centro-Oeste Familiar.”

Na reunião que ocorreu ao longo do dia na Reitoria do IFG, professores e servidores técnico-administrativos de vários câmpus discutiram caminhos para que a Instituição possa apresentar no evento algumas de suas ações de extensão, pesquisa e ensino. Dentre essas ações, estão a apresentação de pesquisas que são desenvolvidas no IFG e que têm relação com a Agro Centro-Oeste; a participação com apresentação de relatos sobre práticas desenvolvidas no âmbito da agroecologia na Instituição e também apresentações culturais.

IFG na Agro Centro-Oeste Familiar

O IFG, junto com o Instituto Federal Goiano e a Universidade Federal de Goiás, é uma das instituições de ensino que promoverá a Agro Centro-Oeste Familiar 2019. Em reunião realizada em 17 de setembro deste ano na UFG, parceiros do evento e instituições expuseram ideias e novidades para a ACOF. O IFG esteve presente nessa reunião e foi representado pela Reitoria e pelos câmpus Goiânia e Cidade de Goiás. Nesse encontro, foram definidas algumas áreas de atuação do evento no que diz respeito à organização e ao planejamento. O encontro para articulação de ações promovido pela Proex nesta sexta-feira é fruto dessa primeira reunião realizada na UFG.

Agro Centro-Oeste Familiar tem como finalidade a promoção da inclusão dos agricultores familiares no universo das novas tecnologias de produção agrícola. Além disso, o evento busca capacitar o agricultor para o gerenciamento da propriedade e o uso eficiente das tecnologias por meio de assistência técnica, gerando, assim, trabalho e renda nos assentamentos rurais e estimulando a agroindústria familiar em Goiás e no Distrito Federal.

Para o ano de 2019, estão previstas diversas atividades na ACOF, como a feira livre da agricultura familiar; apresentação de estandes das entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento; seminários temáticos e científicos; cursos práticos em áreas específicas; exposição de máquinas e implementos; rodas de conversas; e diversos eventos culturais.

Conheça mais um pouco mais da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF): https://agrocentro.agro.ufg.br/

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.