Semana de Planejamento e integração reúne comunidade acadêmica

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 10h55 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 11h04

As atividades seguem até o final da semana, com recepção dos estudantes do Técnico Integrado ao Ensino Médio a partir de amanhã.

Palestra com professor Hévio Frank da UEG

A Semana de planejamento e integração acadêmica do IFG-câmpus Cidade de Goiás teve início na segunda-feira, dia 04, com palestra conduzida pelo professor Hélvio Frank de Oliveira da Universidade Estadual de Goiás (UEG) sobre “Os desafios e possibilidades da educação brasileira na atualidade”. Participaram docentes e servidores técnicos administrativos que, em seguida, se reuniram em grupos para desenvolverem propostas para o planejamento do câmpus em diversos eixos temáticos.

O diretor-geral, Sandro de Lima, ressaltou a importância do fortalecimento da Rede Federal que completou 10 anos em 2018. “A partir desse ano o nosso grande desafio é consolidar os princípios da Rede, estimular a nossa capilaridade nos diversos municípios em que estamos presentes para alcançar o nosso objetivo de promover a emancipação do homem trabalhador, possibilitando a mobilidade de classe e a compreensão do contexto social em que ele se insere”. Sandro também lembrou o importante momento que o câmpus vive com a conclusão das primeiras turmas da Licenciatura em Artes Visuais e do Bacharelado em Cinema, além da abertura do curso de agronomia para esse ano com “uma lógica ligada à agricultura familiar e ao fortalecimento dos assentamentos da reforma agrária”.

Hévio Frank em sua palestra destacou que o processo educativo é uma constante troca de afetos e não apenas transmissão de informações. “Para educar é preciso emocionar, e nada substitui a relação direta entre professor e aluno, é preciso entender a complexidade da linguagem nesse processo de formação, o falar e o silenciar, as questões culturais e toda a complexidade sócio-histórica dos sujeitos”.

Na manhã de ontem, os grupos de servidores apresentaram suas propostas para os eixos norteadores do planejamento com os seguintes temas: currículo integrado; impactos do IFG na comunidade vilaboense; relações interpessoais e comunicação; qualidade de vida no trabalho e saúde do servidor; diversidade no ambiente escolar; ensino, pesquisa e extensão na educação profissional. No período da tarde, os grupos foram divididos por áreas de conhecimento para o planejamento de ações interdisciplinares.

Hoje, continua as reuniões para ajustes nos planos de ensino, à tarde haverá reunião do Colegiado de Áreas Acadêmicas.

Amanhã, dia 08, os novos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio serão recepcionados com uma Calourada a partir das 08h.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás