Comunidade

Edital de ações de extensão prevê recursos de R$ 240 mil para projetos, cursos e eventos

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h17 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 11h38

Inscrições poderão ser realizadas de 25 de fevereiro a 5 de abril

Programa IFG na comunidade

Você sabe o que é uma ação de extensão? O que pode ser proposto e a quem ela é destinada? São projetos, cursos ou eventos cujo caráter deve necessariamente envolver a comunidade externa ao Instituto Federal de Goiás e estudantes da Instituição. E também fazer parte do processo educativo, social, cultural, político, esportivo, científico e/ou tecnológico do cidadão. A ideia é agregar conhecimentos, desenvolver ações que levem em conta o ensino, a pesquisa e a extensão, que são os pilares institucionais. Para estimular atividades dessa natureza, o IFG, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) publicou Edital de Ações de Extensão 2019 (Edital nº 03/2019), que está disponível na página eletrônica da Proex.

As inscrições de propostas podem ser feitas a partir do dia 25 de fevereiro, exclusivamente pelo site, via cadastro no Sugep (https://sugep.ifg.edu.br). Todos os documentos necessários estão disponível no edital. As ações aprovadas serão realizadas a partir de agosto de 2019 até os 12 meses subsequentes.

Serão aceitas três modalidades de propostas. O projeto de extensão engloba atividades e prazo definidos, que propiciem a relação teoria e prática e envolvam professores, técnicos, estudantes e a sociedade. O curso de extensão é um conjunto articulado de ações pedagógicas que incidem na formação focada na atualização e aperfeiçoamento de pessoas, podendo englobar também associações e instituições. O evento pressupõe ações de apresentação e exibição pública e livre ou para um público específico, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico.  Pelo edital, servidores efetivos ou em cooperação técnica com a Instituição e professores substitutos podem cadastrar propostas como coordenadores.

As propostas contempladas com financiamento institucional serão enquadradas em duas faixas: a primeira de R$ 4 a R$ 8 mil e a segunda, de até R$ 4 mil. Serão contempladas 20 propostas em cada faixa. Os valores poderão ser gastos com custeio ou bolsas de extensão, direcionadas a estudantes do IFG, serviços de terceiros, material de consumo, passagens, diárias para servidores, serviços de alimentação e hospedagem, combustível para veículos oficiais. Não é permitida a aquisição de materiais ou equipamentos permanentes, bem como o pagamento de taxas administrativas ou bolsas a servidores, egressos ou pessoas da comunidade externa que queiram participar na execução do projeto.

Veja mais informações e o edital.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Entenda: