Cidadania

IFG recebe sessão itinerante da câmara municipal

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 10h19 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 07h54

Foram tratadas questões sobre o câmpus e os bairros vizinhos

A mesa da sessão itinerante foi composta por vereadores do município e pelo diretor Sandro

O centro de eventos do IFG-câmpus Cidade de Goiás foi palco ontem, dia 05 de junho, de um momento de fortalecimento da democracia ao receber uma sessão itinerante da câmara municipal em que foram discutidas diversas questões importantes para a comunidade acadêmica e para toda a população do Bauman e outros bairros vizinhos à instituição. Também ocorreu uma sessão solene em que foram entregues diplomas do mérito legislativo vilaboense a importantes pessoas do IFG e da cidade.

O presidente da Câmara Aderson Gouveia encaminhou como uma medida de interesse público a confecção de um documento para envio aos representantes da bancada do senado do Estado pedindo recursos, destinados por meio de medida provisória (MP) , para a conclusão do teatro do IFG que ainda carece de acabamentos (mobília, caixa acústica e etc). “É uma ação fundamental para o fomento da cultura e da arte na cidade, pois será um espaço multifuncional que poderá atender a demanda de toda a comunidade e não apenas da Instituição”. Os vereadores presentes se comprometeram a ajudar no pedido e a convidar um representante do IFG para participar da audiência com os senadores que tratará do assunto.

Também foi encaminhada uma moção de congratulação ao IFG-câmpus Cidade de Goiás pelo papel social que exerce na cidade na oferta dos cursos gratuitos, projetos e programas de extensão, além da participação da comunidade acadêmica em importantes ações junto ao poder público como os estudos para o Plano Diretor da Cidade e para o planejamento de saneamento básico do município. “A presença do IFG na cidade é fundamental tanto na interlocução com as outras escolas municipais e estaduais desenvolvendo parcerias e projetos quanto contribuindo com a gestão pública ao nos oferecer representantes que nos ajudam na elaboração de estudos e documentos que direcionam ações importantes na cidade”, declarou a vereadora Yolanda Aquino.

Outro encaminhamento foi a elaboração de um documento que será destinado ao Ministério da Educação e aos presidentes dos poderes legislativos federais contra o bloqueio das verbas destinadas à educação. “Esse corte foi recebido com repúdio pela câmara pois impactará em todas as instituições de ensino e também no município, pois o IFG, UFG e UEG são agentes de desenvolvimento das políticas públicas ao oferecerem cursos voltados para a vocação regional garantindo o acesso à educação das populações mais vulneráveis”, lembrou o vereador Zilwilmar Dantas.

Também foram encaminhadas pelos vereadores proposições como a recuperação da rua do contorno no bairro Alto Santana, a necessidade de acionar os proprietários de lote no bairro Bauman para efetuarem a roçagem dos terrenos e a aquisição de um carrinho para atender o cemitério São Miguel Arcanjo.

Tribuna Livre

No momento de participação da comunidade, em que puderam se inscrever aqueles que queriam se manifestar, o diretor-geral Sandro Ramos de Lima relembrou a reparação histórica que foi feita à cidade com a implantação do câmpus após a retirada da antiga Escola de Aprendizes e Artífices com a transferência da capital para Goiãnia, ainda na década de 1930. “Voltamos para Goiás para continuar reafirmando o compromisso dessa instituição com os pilares da cidadania na formação técnica e humana dos trabalhadores, é com solidariedade que firmamos nossa união e clareza em defesa da educação pública”.

Joaquim Berquó, ex-prefeito do município na época de implantação do câmpus, lembrou como foram as negociações para conseguir o terreno para a construção da sede do IFG e de sua luta pela educação. “Meu sonho sempre foi ver Goiás como uma cidade universitária, com estudantes de todo o canto do Brasil, com essa alegria que eles têm que é o que move o mundo”.

Os estudantes Vitor Teixeira, presidente do Centro Acadêmico da Licenciatura em Artes Visuais, e Humberto Cirqueira, presidente do Grêmio Estudantil, saudaram os vereadores pelas proposições em defesa da educação e pelo reconhecimento do papel do IFG e também reivindicaram a conclusão da pavimentação das vias de acesso pela ponte que faz a ligação ao bairro Rio Vermelho, o cuidado com a iluminação pública e os aparelhos de lazer dos bairros vizinhos ao câmpus.

“Eu falo em nome de todos os alunos que passam na escola a maior parte de suas vidas, que constroem aqui relações de afeto muito importantes pois ficamos longe de casa em busca de uma educação melhor e esse espaço se torna fundamental para nossa formação como seres autônomos e críticos. Educação não é esmola, é um dever do Estado!”, asseverou Humberto.

Homenagens

Ao final da sessão foram entregues diplomas do mérito legislativo às pessoas que prestaram relevantes serviços ao município. Ligados ao IFG, receberam o certificado o diretor-geral Sandro Ramos de Lima, e os docentes José Nerivaldo Pimenta e Iara Pina.

Veja mais fotos do evento no facebook

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás