IFG assina protocolos de intenções com instituições portuguesas

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 07h52 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 09h27

Foram assinados três protocolos para cooperação técnica, mobilidade acadêmica e realização conjunta de programas estudantis

Protocolos de intenções são estabelecidos com 3 instituições portuguesas

Em viagem realizada para Portugal, a fim de participar da reunião de gestão do projeto Erasmus+ Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Orientend Network), do qual o Instituto Federal de Goiás é parceiro, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, assinou protocolo de intenções com três instituições portuguesas. Esses protocolos objetivam, entre outros assuntos, o estímulo de pesquisas, cooperações técnicas e mobilidade entre a comunidade acadêmica do IFG e as instituições portuguesas envolvidas.

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

O primeiro desses protocolos foi assinado com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O objetivo do acordo é o estabelecimento de convênios de cooperação técnica e de mobilidade entre o IFG e a instituição portuguesa, por meio de planos concretos de intervenção no desenvolvimento de atividades de ciência e tecnologia e de formação em domínios relacionados à engenharia civil, como edificações, transportes, saneamento, patrimônio histórico, geotecnia, materiais, barragens e qualidade de laboratórios.

Assinaram o convênio o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva e o presidente do LNEC, o engenheiro Carlos Alberto de Brito Pina. Participou da assinatura do protocolo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Paulo Francinete da Silva Junior.

Instituto Politécnico de Santarém (IPS)

O segundo protocolo assinado em Portugal, estabelecido com o Instituto Politécnico de Santarém, tem como objetivo estimular a investigação conjunta de interesse comum e colaborar mutuamente para o desenvolvimento da docência nas áreas em que as duas instituições estejam interessadas. Além disso, o acordo prevê como objetivo a parceria voltada à promoção e à facilidade de mobilidade de docentes e pesquisadores e, também, ao fortalecimento da mobilidade dos estudantes. ​

Na ocasião, assinaram o convênio o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva e o vice-presidente do IPS, professor João Miguel Raimundo Peres Moutão. Participaram da assinatura do protocolo Fabrícia Pereira, do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do IP Santarém; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete da Silva Junior.​

Instituto Politécnico de Viseu (IPV)

Estabelecido com o Instituto Politécnico de Viseu, o terceiro protocolo firmado em Portugal tem como objetivo a definição e a realização de programas conjuntos de investigação, desenvolvimento tecnológico e intercâmbio de docentes e discentes, bem como a publicação conjunta de trabalhos científicos em periódicos. O acordo prevê também a organização de eventos científicos em conjunto e o fortalecimento da produção editorial de ambas as instituições.

Assinaram o convênio o professor Jerônimo Rodrigues da Silva e o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Paulo Francinete da Silva Junior, também participou da assinatura.

Reunião do Lapassion

A reunião de gestão do Projeto Lapassion foi realizada entre os dias 17 e 22 de junho, na cidade de Porto, em Portugal. Do IFG, participaram o reitor, professor Jerônimo Rodrigues, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo Francinete. Nesse período, foram realizadas reuniões entre as coordenações do projeto na Europa (Instituto Politécnico do Porto) e na América Latina (IFG). Esses encontros tiveram como objetivo, entre outras pautas, a discussão de aspectos relacionados à gestão e ao desenvolvimento dos projetos de 2019, além da análise da calendarização de atividades e do desenvolvimento de outras questões relacionadas ao Lapassion.

Clique aqui e veja algumas notícias relacionadas ao Projeto Lapassion no IFG.

Saiba mais sobre o Lapassion.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.