Agronomia

Estudantes da agronomia participam de Congresso Brasileiro de Agroecologia na cidade de Aracaju

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 09h25 | Última atualização em Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 09h43

Jason Carvalho apresentou trabalho sobre projeto desenvolvido no câmpus

Os estudantes Jason Carvalho e Marivânia Pereira participaram no início do mês, 04 a 07 de novembro, do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia que foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – câmpus São Cristovão, localizado na cidade de Aracaju. “Matéria orgânica aumenta a fertilidade do solo em diferentes manejos em áreas de assentamentos rurais no cerrado goiano” foi o título apresentado por Jason dentro do eixo temático manejo de agroecossistemas de base ecológica. O trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica realizado no IFG em que o estudante participa e tem como orientador o biólogo Carlos de Melo.

A matéria orgânica aproveitada para melhorar a fertilidade do solo é proveniente do resíduo gerado pela poda das árvores da cidade, segundo Jason, esse aspecto gerou grande interesse dos outros participantes que quiseram se informar melhor do processo com o intuito de reproduzir as ações. “A apresentação foi em formato de roda de conversa, nós pudemos trocar experiências, falar de nossas realidades e como o processo de aproveitamento de resíduos urbanos gera um impacto muito grande isso provocou grande interesse dos outros participantes”, explica o estudante.

Outro ponto importante ressaltado por Jason é o fato do envolvimento do projeto com a comunidade dos agricultores familiares do município, o que ele considera um grande diferencial do curso oferecido pelo IFG. “Nós vemos muito pouco projetos que envolvem de fato a comunidade local, aqui como o curso é voltado para nós que fazemos parte da agricultura familiar, que estamos em busca do conhecimento para levar de volta para o campo, isso facilita muito a aproximação, porque historicamente esse espaço da academia não foi feito pra nós, é uma conquista que ainda temos que trilhar”.

Para Marivânia Pereira o momento mais marcante do evento foi o contato direto com uma comunidade de mulheres marisqueiras que estão sofrendo com a contaminação do óleo que poluiu várias praias do nordeste. “Foi muito marcante ver o impacto direto na atividade realizada por elas, comparar o relato, e a experiência com o que está sendo veiculado na mídia. Constatar que a prioridade do poder público é a limpeza das áreas turísticas e não o mangue”, explica.

Os estudantes fizeram a viagem para a cidade de Aracaju junto com uma caravana que saiu de Brasília com outros estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). O trajeto até chegar ao evento já foi uma oportunidade de aprendizado. “Foi muito legal o contato com outros estudantes, nós conversamos e trocamos muitas ideias”. Jason e Marivânia também fizeram questão de enfatizar que a participação no Congresso só foi viabilizada devido ao apoio que receberam de alguns professores e técnicos administrativos do câmpus que contribuíram financeiramente para as despesas de viagem, hospedagem e alimentação.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás