volta às aulas

Aulas remotas no IFG-câmpus Cidade de Goiás iniciam-se no próximo dia 10, quinta-feira

Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 16h53 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 10h57

O retorno tornou-se viável após várias ações de inclusão digital como distribuição de computadores e auxílio conectividade

Entrega dos computadores que ocorreu na semana passada

As aulas nos moldes do Ensino Remoto Emergencial (ERE) iniciam-se na próxima quinta-feira, dia 10, no IFG-câmpus Cidade de Goiás para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, superiores e modalidade EJA. Para isso, diversas foram desenvolvidas com o objetivo de viabilizar a inclusão de todos os estudantes como o empréstimo de microcomputadores para quem não possui equipamento adequado para o acompanhamento das aulas à distância e o pagamento de auxílio para conexão à internet banda larga.

Todas as demandas da primeira fase dos editais de conectividade foram atendidas. Ao todo, 61 estudantes foram beneficiados com o empréstimo de equipamentos entregues ao longo da semana passada de maneira escalonada para evitar aglomerações;  83 receberão o auxílio para pagamento de banda larga durante os próximos meses. Os editais seguem abertos para inscrições contínuas em casos de novas demandas.

O diretora-geral Sandro de Lima afirma que essa preparação foi fundamental para oferecer condições para que todos os estudantes voltassem a ter acesso à educação pública. “Durante todo esse período estivemos nos preparando, qualificando os servidores para que tenhamos um bom retorno que assegure nosso padrão de qualidade e que possamos sempre estar atentos pois a vida importa e por isso tudo deve ser feito com segurança e cuidado, estamos todos juntos para esse momento e dispostos a atender todos que precisem”, ressalta.

Hoje, dia 08, a partir das 18h haverá uma reunião de pais dos estudantes do técnico integrado para orientar e informar sobre o Ensino Remoto Emergencial.

Calendário acadêmico

Desde o início do mês de agosto a Chefia de departamento juntamento com as coordenações de cursos retomaram o planejamento do novo calendário acadêmico que foi interrompido no dia 15 de março por causa da pandemia do coronavírus. “O planejamento pedagógico iniciou-se em 13 de agosto e terminará amanhã, dia 09 de setembro. Nesse período cada coordenação de curso foi planejando e discutindo a readequação de seu plano de ensino presencial para o plano das atividades remotas, foram vinte dias de muitas discussões para uma construção pedagógica que ofereça a melhor qualidade de ensino aprendizagem aos estudantes”, explica Leandro Damacena, chefe de departamento.

Para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e artesanato na modalidade EJA as aulas do 1º semestre vão até o dia 06 de novembro. Em 16 de novembro começa o 2º semestre que irá até o dia 23 de fevereiro.

Para os Cursos Superiores, as datas são as seguintes: final do 1º semestre em 07 de novembro, início do 2º semestre em 16 de novembro que termina em 23 de fevereiro.

Segundo Leandro, cada turma terá no máximo 4 momentos de aulas síncronas (em tempo real) semanais que durará no máximo 60 minutos. Todas as atividades remotas serão abrigadas na plataforma Moodle IFG em que todos os estudantes já estão cadastrados em suas respectivas turmas.

Para os dias 10 e 11 foram organizados momentos de acolhida em que professores e a gestão do câmpus terão um momento de apresentação geral e respostas de dúvidas sobre o ensino remoto emergencial. A partir do dia 14 iniciam-se as atividades programadas nas disciplinas nos horários de cada turma que será disponibilizado pela coordenação acadêmica.

Para o técnico integrado ao Ensino Médio as atividades iniciam-se a partir das 09h da manhã no seguinte link: https://meet.google.com/pzf-wrve-dtc

Para o ensino superior e EJA em artesanato inicia-se às 19h30 no seguinte link: meet.google.com/pzf-wrve-dtc

Acesse aqui a página com informações sobre o Ensino Remoto Emergencial e calendário acadêmico.

Acesse aqui as principais perguntas e respostas sobre o Ensino Remoto emergencial do câmpus

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás