Audiovisual

Direção de atores será tema de conversa com estudantes do Bacharelado em Cinema

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 12h47 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h58

O bate-papo será na quinta-feira, dia 24, às 19h e será aberto ao público

A atriz Gilda Nomacce e a cineasta Juliana Rojas são as convidadas para um bate-papo especial com os estudantes do Bacharelado em Cinema sobre o tema “Direção de atores” que será realizado pelo na próxima quinta-feira, dia 24, às 19h pela internet. A ação é uma iniciativa do professor Adérito Schneider que ministra a disciplina Direção Cinematográfica II.

A ideia é que as convidadas dividam suas experiências ao falar sobre suas carreiras, trajetórias, formações profissionais e trabalhos mais significativos. Assim, os temas da direção de atores e a realidade brasileira do audiovisual serão abordados nas duas perspectivas: da atriz e da diretora cinematográfica. No final, haverá um espaço para perguntas dos participantes.

O professor Adérito explica que o evento é importante para suprir uma lacuna na formação em Cinema no Brasil que não trata o tema de maneira mais aprofundada. “Há poucos docentes especializados na área de direção de atores, de preparação de elenco e mesmo de atuação. Normalmente, esses docentes estão nos cursos ligados às artes cênicas. Então, quase sempre os estudantes de cinema que se interessam por direção de atores acabam tendo mais contato com essa área de forma teórica e pouco de prática”, explica.

Confira abaixo um breve resumo dos currículos das convidadas:

Gilda Nomacce é uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão. Nasceu na cidade de Ituverava (SP), formou-se na City Lit School of Art (Londres / Inglaterra), realizou residência artística em Watermill Center (Nova York / Estados Unidos) e no Teatro Tabakov (Moscou / Rússia). No Brasil, passou a integrar o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho, durante cinco anos, atuando em diversas montagens. Iniciou sua carreira na televisão em telenovela da Globo, em 1992, Corpo e Alma, além de programas televisivos, como Jô Soares Onze e Meia e Programa Ana Maria Braga. Em 2003, participou da fundação da Companhia da Mentira, cujo primeiro trabalho foi O que Você Foi Quando Era Criança?, de Lourenço Mutarelli, direção de Donizeti Mazonas e Gabriela Flores, indicada para o Prêmio Shell de melhor texto, além de outras peças.

No cinema, conta com experiência em dezenas de filmes, entre curtas e longas-metragens, como, por exemplo: Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (Helena Ignez e Ícaro Martins, 2010); Trabalhar Cansa (Marco Dutra e Juliana Rojas, 2011); Quando Eu Era Vivo (Marco Dutra, 2014); Gata Velha Ainda Mia (Rafael Primot, 2014); Sinfonia da Necrópole (Juliana Rojas, 2014); Ausência (Chico Teixeira e Ioneide Lima, 2014); Califórnia (Marina Person, 2015); Meu Amigo Hindu (Hector Babenco, 2015); Como Nossos Pais (Laís Bodanzky, 2017); Todos os Mortos (Marco Dutra e Caetano Gotardo, 2020); Meu Nome é Bagdá (Caru Alves de Souza, 2020); entre outros, além de experiências em séries audiovisuais.

Juliana Rojas nasceu em Campinas (SP) e formou-se em cinema pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, em São Paulo (SP). Ainda na universidade conheceu o diretor Marco Dutra, com quem iniciou uma parceria. Os dois dirigiram juntos, em 2004, o curta-metragem O Lençol Branco, exibido no Festival de Cannes (França). Em 2001, os dois dirigiram o primeiro longa-metragem da dupla, Trabalhar Cansa, também foi exibido no Festival de Cannes (França), na mostra “Um Certo Olhar”.

Atualmente, acumula experiências em direção cinematográfica, roteiro e montagem (edição). Entre diversos curtas e longas-metragens, entre outros, destaque para obras como Sinfonia da Necrópole (2014), vencedor do o Prêmio da Crítica de melhor longa brasileiro no Festival de Gramado (RS) e As Boas Maneiras (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2017).

Em séries, participou como roteirista de 3% (Netflix) e como roteirista e diretora em Boca a Boca (Netflix), entre outros.

Serviço:

Bate-papo sobre direção de atores

Dia: 24, quinta-feira

Onde: google meet