Inscrições para curso de mestrado podem ser feitas até o dia 18 de janeiro

Publicado: Terça, 05 de Janeiro de 2021, 10h40 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 10h18

Curso de mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática é ofertado no Câmpus Jataí

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas até o dia 18 de janeiro para aqueles que desejam cursar mestrado profissional em Educação para Ciências e Matemática. Nesta seleção, são ofertadas 18 vagas para o primeiro semestre de 2021. O curso, que é ministrado no Câmpus Jataí, é destinado, preferencialmente, a licenciados, bacharéis e tecnólogos que atuam na docência de educação básica, nas disciplinas de Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática.

As inscrições para a seleção dos candidatos devem ser feitas somente via internet, pelo endereço eletrônico: http://suse.ifg.edu.br/suse/#/processoseletivo/detalhar/1351. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o pré-projeto de pesquisa, a documentação exigida no item 7 do edital e, também, deverá optar por uma das três linhas de pesquisa do mestrado.

Linhas de pesquisa

A linha 1 trata dos “Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática”. O candidato que optar por essa linha de investigação deve indicar a sublinha desejada: Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; Educação Matemática; Ensino de Física ou Ensino de Química.

A linha “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade” diz respeito a estudos e práticas voltadas à formação de conceitos e à conscientização em educação ambiental, aliada à aprendizagem de Ciências Naturais e de Matemática, em diversas situações e contextos.

Já a linha “Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e para Matemática” compreende estudos sobre desenvolvimento e implementação de referenciais curriculares e processos avaliativos, voltados a investigar as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura, linguagem e comunicação. Essa linha está dividida em três sublinhas: Currículo e avaliação; Linguagem, cultura e sociedade; e Políticas e gestão da educação e da sala de aula.

Seleção

Nesta seleção, das 18 vagas ofertadas, 13 são para ampla concorrência e 5 são destinadas ao sistema de cotas. As 5 vagas destinadas ao sistema de cotas serão distribuídas da seguinte forma: 3 vagas na linha 1; e 1 vaga na linha 3, para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (PPI); e 1 vaga para pessoa com deficiência (PCD), independentemente da linha de pesquisa.

A seleção será feita em cinco etapas: análise da documentação e homologação das inscrições; avaliação do pré-projeto de pesquisa, conforme critérios apresentados no Anexo III do edital; arguição sobre o pré-projeto de pesquisa; avaliação do Currículo Lattes, conforme critérios apresentados no Anexo IV do edital; e entrevista (apenas para candidatos às vagas destinadas à população preta e parda).

Resultado e matrículas

Segundo o edital, a divulgação do resultado preliminar será feita no dia 12 de março. No dia 13, os candidatos que desejarem poderão apresentar seus recursos. E no dia 16 de março, será divulgado o resultado final da seleção. As matrículas dos candidatos selecionados serão realizadas entre os dias 19 e 22 de março de 2021. E o início do semestre letivo começará no dia 8 de abril.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.