Evento

Estão abertas as inscrições para a Semana Nacional Online do Livro e da Biblioteca

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h39 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h39

O evento, que será de 19 a 21 deste mês, é realizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB)

A partir de hoje, 8 de outubro, os interessados poderão realizar a inscrição para participar da Semana Nacional Online do Livro e da Biblioteca. O evento é organizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) do Instituto Federal de Goiás e acontecerá de 19 a 21 de outubro. As inscrições são gratuitas e o evento tem por objetivo incentivar a leitura, mostrar a importância da biblioteca como difusora da informação e um espaço de inclusão, cultura e lazer.

Com o tema “Bibliotecas além dos livros: informação, leitura e inclusão”, a programação do evento comemorativo, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/1980, abrangerá apresentação cultural, palestras, oficinas, bate-papo com Booktuber (que produz conteúdo para a plataforma YouTube relacionado ao universo dos livros e da leitura), roda de conversa e mostra de cinema.
Entre as atividades, abertas à comunidade acadêmica e externa, estão previstas duas que são exclusivas para os servidores das bibliotecas do IFG, valorizando assim, de acordo com a bibliotecária e coordenadora do SIB/IFG, “a participação das equipes no evento e, também, a capacitação” dos servidores da área.

O evento, aberto aos públicos interno e externo, está com inscrições abertas a partir de hoje, dia 8. Os interessados poderão realizar a inscrição até o dia 18 de outubro, pelo SUGEP: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/. Haverá emissão de certificado aos participantes.

19/10/21
• 16h - Abertura oficial e apresentação cultural
• 16h15 - Palestra de abertura: “Biblioteca e inclusão: a promoção da acessibilidade pelo viés empático” com a bibliotecária Giordana Nascimento da UFC, pelo canal do Youtube do SIB/IFG (https://www.youtube.com/channel/UCcTG1o3vZ30LJZ60O8Xakag/featured);

• 17h30 - Mostra de Cinema I – Castanhal – Roda de Conversa com Ma. Maria Marciária Martins Bezerra e Profa. Ma. Renata Reis de Lima da Universidade Estadual de Goiás (UEG), pelo Google Meet.

20/10/21
• 15h às 16h - Bate-papo com Booktuber Andrielle Gomes da @biblioteca híbrida - pelo canal do Youtube do SIB/IFG (https://www.youtube.com/channel/UCcTG1o3vZ30LJZ60O8Xakag/featured).

21/10/21
• 14h30 às 16h30 - Roda de conversa - “Conversa entre bibliotecas: o papel da equipe no incentivo à leitura e produção de informação” - será exclusivamente para os servidores das bibliotecas do IFG.

• 17h - Mostra de Cinema II - Vidas Entregues – Roda de Conversa com Dr. Juscelino Martins Polonial do IFG/Câmpus Inhumas) – pelo Google Meet.

Oficinas

19/10/21
• 19h30 às 21h - Elaborando referências e resumo conforme ABNT: 6023/2018 e 6028/2021 com a bibliotecária Ma. Karol Almeida da Silva Abreu (IFG/Câmpus Goiânia).

20/10/21
• 10h às 12h e 19h às 20h30 – Biblioteca Virtual Pearson, com bibliotecárias do SIB/IFG e empresa Pearson.

21/10/21
• 9h às 10h - Educação inclusiva e bilíngue: contextos, perspectivas críticas e desafios com Dra. Maria Angélica Peixoto, Ma. Thaysa Romanhol e Ma. Thiffanne Pereira dos Santos (NAPNE/Câmpus Inhumas);

• 10h30 às 12h - Instagram para iniciantes: recursos básicos – será exclusivamente para os servidores das bibliotecas do IFG com a bibliotecária Ma. Karol Almeida da Silva Abreu (IFG/Câmpus Goiânia);
• 19h às 20h30 - Biblioteca Virtual Pearson – com a Empresa Pearson;
• 19h às 21h - Escritas emergentes: leitura da oralidade com o Grupo Coletivo Justina – Arte Comunitária e Ancestral.

Todas as oficinas serão realizadas pelo Google Meet e os links enviados pelo SUGEP.

Diretoria de Comunicação Social com informações da coordenação do SIB/IFG.