Folia - Festival de Cinema Universitário divulga sua programação

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 07h41 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 07h41

O festival de cinema FOLIA acontece no Cineteatro São Joaquim de 4 a 7 de agosto, na cidade de Goiás. Serão exibidos 33 curtas em sua programação, que conta ainda com minicursos e encontro de realizadores universitários. A edição homenageia a montadora de som e imagem e professora Virgínia Flores.

Folia – Festival de Cinema Universitário é uma mostra de filmes e um encontro de realizadoras e realizadores audiovisuais, aberto à participação de estudantes e/ou egressos(as) de cursos superiores de todo o país. O evento é presencial e celebra o encontro em torno do cinema, tendo por objetivo tornar-se um espaço de exibição e reflexão sobre o cinema universitário brasileiro feito no formato do curta. A programação do Folia Festival, que conta com o apoio do Estado de Goiás, é inteiramente gratuita.

O Projeto de extensão do IFG – Campus Cidade de Goiás, o Folia acontece no Cineteatro São Joaquim de 4 a 7 de agosto (quinta a domingo). O festival traz em sua programação uma mostra competitiva que reúne 24 curtas universitários, entre propostas documentais, ficcionais, experimentais, de animação e híbridas.

As sessões desta mostra são seguidas por bate-papo entre realizadores(as) dos filmes e a plateia, de forma a proporcionar ao público um outro tipo de encontro com a arte e a técnica cinematográfica. Os trabalhos concorrem ao Troféu Folia de melhor direção e melhor curta (júri oficial), melhor curta (júri jovem) e melhor curta (júri popular).

Fora da competição também será exibida uma seleção de curtas produzidos por estudantes do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG, composta por filmes premiados como “Até a luz voltar” (de Alana Ferreira), “A mata que respiro” (Cesar Rodriguez) e “Antiquíssimo” (Laura Freitas).

A programação completa do evento e a sinopse de todos os curtas que serão exibidos podem ser conferidas no site do Folia (www.foliafestivaldecinema.com.br).

Além da exibição de curtas, o festival também oferece dois minicursos gratuitos e abertos à comunidade: Práticas de Crítica Cinematográfica, com o crítico, roteirista e diretor Renné França, e Práticas de Montagem Cinematográfica, com a montadora de som e imagem e professora Virgínia Flores.

Virgínia Flores, professora da Universidade da Integração Latino Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu (RS), é a homenageada desta 1ª edição do festival e estará na cidade de Goiás para receber o Troféu Folia por sua contribuição ao cinema brasileiro. Atuando no mercado cinematográfico carioca por 39 anos, Virgínia trabalhou como editora de som de vários longas-metragens nos anos 1980-1990, destacando-se também na montagem de filmes como Pequeno dicionário amoroso (Sandra Werneck) e Miramar (Júlio Bressane), que receberam o prêmio de melhor montagem no Festival de Cinema de Brasília.

O Folia integra as comemorações dos 10 anos de implantação do IFG – Campus Cidade de Goiás. Todo o processo de curadoria e produção do festival vem sendo realizado por uma comissão organizadora formada por 15 pessoas, entre servidores e alunos do IFG, estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual, Agronomia, Artes Visuais e Produção de Áudio e Vídeo. Os júris (oficial e jovem) também é composto por professores e estudantes do IFG – Campus Cidade de Goiás.

Serviço:

Folia – Festival de Cinema Universitário

Local: Cineteatro São Joaquim (Cidade de Goiás)

4 a 7 de agosto de 2022

Informações: www.foliafestivaldecinema.com.br

Texto escrito pela equipe do Folia