Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Oficina Artes

Abertas inscrições para oficina de Xilogravura com Mestre Guará

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h13 | Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h18

Projeto Xilogravura Pura terá oficinas presenciais no IFG  nos dias 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro das 08h às 12h

imagem sem descrição.

O Projeto Xilogravura Pura foi aprovado no Edital 19/2017 de  Fomento às Artes nas Escolas, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás vai oferecer oficinas de Xilogravura para trazer para as escolas e interessados a iniciação nessa arte. Ministrará as aulas o Mestre Guará em parceria com o  IFG - câmpus Cidade de Goiás e Escola de Artes Plásticas Veiga Valle. Os interessados devem se inscrever pelo seguinte link: https://forms.gle/P15MKJzKrhLSrMgk8 . Haverá um limite de 15 pessoas por turma.

A faixa etária para participar das aulas é de 14 anos acima, pois o aprendiz terá de lidar com ferramentas de corte, o que exige cuidado e atenção.  Haverá certificado de participação e a oficina será totalmente gratuita.

As oficinas também serão ministradas na Escola de Artes Plásticas Veiga Valle em 29, 30 e 31 de agosto.

 

Sobre o Mestre Guará

Jairo Sobrinho, o mestre Guará, é graduado em Artes Visuais pelo IFG, mas trabalha com artesanato há muitos anos com um vasto currículo de participação em importantes eventos e exposições de artesanato.

Confira aqui o Currículo

Confira aqui o portfólio

 

Sobre a metodologia da oficina

Será utilizado como matéria-prima o MDF, posto que é um derivado da madeira, e também ecologicamente sustentável. Em um primeiro momento da oficina será feita a apresentação do material utilizado para o contato com a matéria prima e as principais ferramentas. Um breve exercício de contato entre a ferramenta e a matéria-prima. A partir daí , será transferido o desenho para a matéria prima . A técnica do entalhe é o momento mais dinâmico da oficina onde o mestre de ofício observa todas as possibilidades de seus aprendizes. Após esse momento, fortalecendo a tradição da da xilogravura, a impressão será feita usando a colher de pau. A impressão será feita com tinta de gráfica, esparramada com “rolinhos de tinta”. específicos para essa técnica, na matriz já entalhada, usando para registrar a imagem um papel formato A4.  A parte final será o momento de estender o varal para a secagem das artes. 

 

 

Fim do conteúdo da página