XIV Festival de Artes

Câmpus Cidade de Goiás integra programação do Festival de Artes

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h36 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h39

Servidores e estudantes participam em feira de artesanato, performance, oficinas e mostra de filmes

A delegação do câmpus Cidade de Goiás que seguiu para Itumbiara hoje, dia 07 de novembro, é composta por mais de 30 pessoas, entre estudantes dos cursos técnicos e superiores, docentes e servidores técnicos administrativos. Entre as atrações que integram a programação oficial está o Cine Mutamba, projeto de extensão de cineclube dos estudantes do bacharelado em Cinema, com a temática: “Cine Mutamba apresenta: Novo Goiás Velho”, e a Performance Trans (Género) do professor da Licenciatura em Artes Visuais, Paulo Reis.

Sobre a Performance

Cena da performance "Trans (Género)"

Com atuação do professor da Licenciatura em Artes Visuais, Paulo Reis, a performance Trans (Género) é um solo de dança que aborda a temática da discriminação sofrido por jovens homossexuais, travestis e mulheres negras. “O objetivo é mostrar para os espectadores que a violência contra essas pessoas existe, mas que elas devem ser respeitadas, independente de sua identidade”, explica o professor.

Cine Mutamba

Cartaz do filme "Único", da estudante Morgana Sousa, premiado no Festival do Minuto.

A sessão do cineclube ocorrerá na sexta-feira,10 de novembro, às 17 h, na sala de cinema do IFG – Câmpus Itumbiara. Na programação serão exibidos filmes dos estudantes do curso de cinema que se destacaram no circuito brasileiro de eventos audiovisuais, nos anos de 2016 e 2017. A sessão conta com a participação de sete curtas-metragens, sendo 1 animação, 2 documentários, 2 filmes de enredo e 2 experimentais

Quatro desses trabalhos foram premiados, como o curtíssimo “Único”, com roteiro e codireção de Morgana Sousa Assunção (animação premiada no Festival do Minuto); o experimental “Tive fome, colhi sede”, de Rafael Freire (premiado na 14ª Mostra ABD Cine Goiás / FICA e também exibido no Rio de Janeiro, no RECine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo); o curta de ficção “Procura-se Marina”, de Yolanda Margarida (premiado na 15ª Mostra ABD Cine Goiás / FICA e também selecionado para o 1º Festival Universitário de Brasília – 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, para a Mostra de Cinema Audiovisual Feminino Conceição Hyppolito, em Porto Alegre, e para o 12º Festival Taguatinga de Cinema); e também o curtametragem “Ouro”, ficção dirigida por Sankirtana Dharma (premiado no 2º Go Film Festival, em Goiânia).

Também serão exibidos os filmes “Símile”, de Júlio Cesar Mahr (curta experimental selecionado para a 16ª Goiânia Mostra Curtas, o VI Festival de Jericoacara Cinema Digital, no Ceará, e para a 9ª Curta Taquary, em Taquaritinga do Norte - PE); “Íris”, de Varley Sousa (curta documental selecionado para o II DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás); e “Estou na cachoeira”, documentário realizado em 2016 por um grupo de estudantes formando do curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo como trabalho de conclusão de curso, entre eles, os estudantes Geraldo Cesário e Marcos Paulo Cruz – que hoje estão no 2º período do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG. O filme foi exibido este ano na 15ª Mostra ABD Cine Goiás, dentro da programação do XIX Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da Cidade de Goiás (FICA).

XIV FESTIVAL DE ARTES DE GOIÁS

Cine Mutamba apresenta: “Novo Goiás Velho”

Sessão do dia 10 de novembro – 17 h

Local: Sala de Cinema do IFG – Câmpus de Itumbiara

Duração da sessão: 52 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Programação de curtas-metragens (IFG – Câmpus Cidade de Goiás)

ÚNICO (animação, 1 minuto, 2017)

Direção: Ícaro Cooke e Morgana Sousa Assunção (6º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual – IFG)

Sinopse: Entre leitores e livros, a vida acontece de maneira única.

OURO (ficção, 3 minutos, 2017)

Direção: Sankirtana Dharma (4º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual – IFG)

Sinopse: Certas angústias são chaves para despertar novos valores. No interior reside a grandiosidade das coisas simples.

SÍMILE (experimental, 5 minutos, 2016)

Direção: Júlio Cesar Mahr (6º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual – IFG)

Sinopse: O balé da vida numa dança de grandes eventos que projetam sobre nosso corpo uma símile de casos e acasos, refletindo de forma uníssona uma universalidade de sentidos sobre o "eu" humano, consciente e existente.

TIVE FOME, COLHI SEDE (experimental, 5 minutos, 2016)

Direção: Rafael Freire (6º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual – IFG)

Sinopse: Bem natural compartilhado por todos. Mais por uns, menos por outros. Responsabilidades injustas. Mas de quem será realmente a culpa?

PROCURA-SE MARINA (ficção, 10 minutos, 2017)

Direção: Yolanda Margarida (6º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual – IFG)

Sinopse: Por alguns minutos acompanhamos Marina da saída da sua escola até a janela do seu quarto. Nesse trajeto, observamos e conhecemos um pouco do seu universo, nos tornando cúmplices irrevogáveis. Marina é e não é, e quem nunca?

ÍRIS (documentário, 7 minutos, 2016)

Direção: Warley Souza (6º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual – IFG)

Sinopse: A vida de Iris. Uma reflexão sobre a velhice e o tempo.

ESTOU NA CACHOEIRA (documentário, 21 minutos, 2017)

Direção: Lucas Matheus (egresso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo – IFG)

Sinospe: Um grupo de estudantes encontra Césio, um senhor que trabalha como guia turístico da Cachoeira e Mata das Andorinhas, na Cidade de Goiás. Do encontro, nasce um documentário sobre o homem que não é só um guia, mas o guardião de um santuário encantado, rodeado de mistérios.

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás com informações do professor Carlos Cipriano.