Congresso Institucional

Comunidade acadêmica pode apresentar propostas para o Congresso Institucional

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 09h41 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 09h42

Formulários estão disponíveis para a comunidade no site do IFG

Servidores e discentes do Instituto Federal de Goiás já podem apresentar propostas para contribuir com as discussões que farão parte do Congresso Institucional, evento que irá propor debates a respeito do Estatuto e do Projeto Político Pedagógico Institucional e também contemplará a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/lFG) 2018/2022. A divulgação sobre a disponibilização dos formulários foi feita em reunião da Comissão Central Sistematizadora do Congresso Institucional, realizada na reitoria do IFG, nesta quarta-feira, 8.

Na página que trata do Congresso Institucional, estão disponíveis, além de vários outros documentos, os formulários eletrônicos de submissão de propostas para participação da comunidade acadêmica do IFG. No site, a comunidade acadêmica pode acessar tanto o formulário de submissão de propostas às plenárias locais nas unidades, quanto o formulário de submissão de propostas dos coletivos por afinidade inter câmpus.
Segundo o documento que trata da Metodologia para o Desenvolvimento do Congresso Institucional, há a necessidade de que a construção do PDI ocorra a partir da discussão coletiva realizada em cada um dos câmpus do IFG. Partindo desse princípio, a metodologia do Congresso previa a criação de instâncias a partir das quais servidores e discentes pudessem apresentar suas propostas. Nesse sentido, a participação de toda a comunidade será possível por meio dos formulários presentes na página do Congresso Institucional.

Congresso Institucional
De acordo com a Comissão Central Sistematizadora (CCS), responsável pela organização e condução do Congresso Institucional do Instituto Federal de Goiás, todos os servidores e alunos poderão participar do evento, que tem como finalidade a proposição de debates e discussões acerca do Estatuto e do Projeto Político Pedagógico Institucional do IFG, além de contemplar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018/2022.
Segundo o coordenador-geral da CCS e o responsável pela área de planejamento e de desenvolvimento institucional do IFG, professor Weber Tavares, os debates irão ocorrer em todos os câmpus da Instituição, de modo a facilitar a participação de toda comunidade acadêmica. Essas discussões serão realizadas em uma fase local e em uma fase geral. Nesta última, cuja data será apresentada à comunidade até o dia 20 de dezembro, os debates serão realizados com a presença de delegados de todos os câmpus representantes de toda a comunidade acadêmica do IFG (discentes, docentes e técnico-administrativos).

Reunião da Comissão Central
Na reunião realizada na tarde desta quarta-feira, na reitoria do IFG, além do anúncio da disponibilização dos formulários, foram feitos informes e relatos dos trabalhos realizados nos câmpus. Na pauta, estava o levantamento de algumas propostas encaminhadas por membros das comissões locais e outros assuntos. Um deles era relacionado ao modo de acesso das propostas enviadas pela comunidade acadêmica.
Para falar dessas questões ligadas à coleta dos dados dos formulários, Cristiano Domingues da Silva, Gerente de Desenvolvimento e Administração de Sistemas de Tecnologia da Informação do IFG, também participou da reunião e esclareceu as dúvidas dos membros da Comissão Central.
Participaram da reunião, além do coordenador-geral da CCS, Weber Tavares, a pró-reitora de Ensino, representante do Colégio de Dirigentes, Oneida Irigon; e os membros da CCS que fazem parte das Comissões Locais de Organização dos câmpus: Flávio Miranda e Nilton Ricetti (CLO/Goiânia); Luciano Nunes da Silva (CLO/Anápolis); Lillian Alves (CLO/Aparecida de Goiânia); Maria Eugênia de Andrade (CLO/Cidade de Goiás); Ana Elizabete Machado (CLO/Valparaíso). Via webconferência, participaram também Maria Aparecida Rodrigues de Souza (CLO/Inhumas) e José Rogério de Oliveira.

Comissão Central
A Comissão Central Sistematizadora tem a função de coordenar a organização do Congresso, assim como sistematizar e divulgar as propostas para o evento e as decisões e resoluções a serem divulgadas na forma de proposições dos documentos finais do Estatuto e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que deverão ser encaminhados ao Conselho Superior para aprovação.

Para enviar propostas e saber mais sobre o Congresso Institucional, acesse: http://www.ifg.edu.br/congressoinstitucional

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.