Avaliação Institucional

Questionários de autoavaliação estão disponíveis para a comunidade acadêmica

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 08h24 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h42

Servidores e estudantes dos cursos de graduação podem avaliar vários aspectos da vida institucional e apresentar sugestões de melhorias

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás, comissão permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição, disponibilizou os questionários para a coleta de dados para a avaliação institucional interna, referente ao ano de 2017. Os questionários podem ser respondidos por servidores e estudantes de graduação entre hoje, 22, e o dia 22 de dezembro.

Fundamental para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Instituição e para o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa, a avaliação institucional fornece subsídios para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração e também para o cumprimento da responsabilidade social do IFG. E, para que seja realmente efetiva, é preciso que servidores e alunos de graduação participem do processo avaliativo da Instituição.

De acordo com Jakeline Cerqueira de Morais, presidente da CPA, para que esse processo traga resultados para o IFG, devem participar todos os servidores dos câmpus e da Reitoria e todos os estudantes dos cursos de graduação da Instituição. Segundo a presidente da Comissão, a autoavaliação busca contribuir para promoção de melhorias na Instituição por meio da disponibilização dos dados e das análises da CPA.

Para a secretária administrativa da CPA, Danielle Fernanda Morais Pavan, a Instituição depende da participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação. “Isso ocorre porque os dados coletados nos questionários oferecerão um diagnóstico da Instituição, seus pontos fortes e as eventuais fragilidades, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramento contínuo da qualidade acadêmica”, ressaltou.

Sobre a CPA

Formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e encarregada de promover e coordenar a autoavaliação institucional, a CPA tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

Responsável por efetivar a constituição das subcomissões de autoavaliação dos câmpus do IFG, a CPA é regida por regulamento próprio e tem como principais atribuições definir os instrumentos para a autoavaliação institucional, planejar e elaborar o Relatório de Autoavaliação Institucional. Além disso, a Comissão é encarregada de sistematizar e apresentar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em suas avaliações institucionais.

Os questionários estão disponíveis na plataforma Survey e, após uma explicação geral, é possível acessar o questionário por segmento (docentes, técnicos-administrativos e discente).

Acesse o questionário de seu segmento.

Saiba mais sobre a CPA.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.