Semana de Integração 2018

Estudantes do Técnico Integrado ao Ensino Médio iniciam o ano letivo

Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 11h01 | Última atualização em Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 11h05

A calourada começou hoje com recepção e visita aos espaços do câmpus

Os novos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroecologia, Edificações e Produção em Áudio e Vídeo foram recepcionados hoje, dia 07 de fevereiro, no primeiro ano letivo do IFG-câmpus Cidade de Goiás. A programação de integração dos estudantes segue pelos próximos dias e também inclui atividades para os Cursos Superiores e EJA.

A equipe da coordenação acadêmica composta pela professora Fabiana Lula, a pedagoga Emicleia Pinheiro e a assistente de alunos Nádia Alves falaram um pouco sobre o que é e como funciona a Instituição, o tempo integral e a educação integrada e a rotina de aulas. Os coordenadores de cursos Diogo Souza (agroecologia), Regina Duarte (edificações) e Cris Ventura (produção em áudio e vídeo) deram depoimentos sobre suas trajetórias na Rede Federal como ex-alunos e como docentes atualmente. “São muitas disciplinas, o ritmo de estudo e os espaços são diferentes, vocês vão conhecer e se adaptar a essa nova realidade aos poucos”, explicou Cris Ventura.

A Chefe de departamento Ádria Borges enfatizou a característica do IFG de trabalhar por uma educação mais ampla que envolva questões de direitos humanos e a promoção de inclusão social. “Somos uma instituição diferenciada que trabalha a formação para além da sala de aula com compromissos sociais, respeito à diversidade, combate à intolerância, em busca de uma sociedade mais justa”.

A equipe do Grêmio Estudantil destacou a importância da organização e da luta dos estudantes, explicou quem são os estudantes secundaristas e como funcionam as entidades representativas em nível local, regional e nacional. Também contaram sobre os eventos que são realizados anualmente e que envolvem e integram os estudantes de todos os IFs como o Festival de Artes, Encontro de Culturas Negras e Jogos Internos (Jifs). O presidente do Grêmio, Jullian Eduardo mandou seu recado aos calouros. “Entrar para o IF é um desafio, temos a formação técnica e de ensino médio que exige um engajamento grande, é preciso pegar firme nos estudos e esquecer um pouco o celular, são dicas para ajudar vocês”.

Após as orientações, os estudantes foram divididos em três grupos para a dinâmica “Conhecendo o câmpus” que visitou os setores administrativos, salas de aulas, laboratórios, quadra, refeitório e espaços de socialização.

Amanhã, dia 08, a programação inclui oficinas: Dança afro (Diogo Souza); Capoeira (Marcelo Jungman e Guilherme Martins); Teatro (Sandro De Lima e Paulo Reis); Modelagem em Argila (Flora Ruiz); Forno (Regina Duarte e Flávio Gomes); Tarô (Cris Ventura). Também está prevista atividades com a temática do Carnaval organizada pela Grêmio Estudantil.

Mais fotos no Facebook do câmpus

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás