Pesquisa e Extensão

Iniciação Científica é tema de Seminário

Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 11h12 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 09h44

Estudantes do Ensino Médio e Superior participaram do Evento

Foi realizado hoje, dia 22 de março, no Salão de Eventos o Seminário de Iniciação Científica em que foram apresentadas as atividades de pesquisa realizadas no IFG – câmpus Cidade de Goiás. Antes da exposição dos trabalhos, o Gerente de Pesquisa e Extensão, José Nerivaldo Pimenta, falou sobre a pesquisa como ferramenta de transformação social.

“O nosso objetivo é mudar o estereótipo de que a pesquisa é realizada por um indivíduo, único detentor do conhecimento em seu laboratório, distante da sociedade, o papel do IFG é promover a modernização da pesquisa, para que seja coletiva, tecnológica e transformadora da realidade”, ressaltou. Ele também falou sobre as condições da pesquisa no IFG e na realidade do câmpus, as principais fontes de financiamento, os programas e editais, como os estudantes podem desenvolver projetos, e os incentivos para participação em eventos científicos.

Em seguida, a pedagoga Emicleia Pinheiro, falou sobre o Núcleo de Agroecologia que abrange três projetos de pesquisa: Fenologia das espécies arbóreas do cerrado; Troca de saberes da juventude no protagonismo da transição agroecológica; Espécies arbóreas do cerrado com potencial agroecológico.

Também foram apresentados os projetos: Momento IFG na comunidade, coordenados pelos professores José Rogério e Flávio Gomes; Análise criação de novas terminologias das disciplinas de química e biologia em Libras, coordenado pela professora Michelly dos Santos; A crítica de cinema como produção de conhecimento: criação de uma revista de estudo da linguagem audiovisual, coordenado pelo professor Renné França.

Veja mais fotos no facebook do câmpus

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás