Educação

Gestores participam da III Conferência Regional de Ensino Superior (CRES 2018) na Argentina

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 10h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 17h40

Evento é o mais importante do Sistema de Educação Superior da América Latina e do Caribe.

Três gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram entre os dias 11 e 16 de junho de Conferência internacional, realizada na Cidade de Córdoba – Argentina. A diretora Executiva, Adriana dos Reis, e os diretores-gerais do Câmpus Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, e do Câmpus Cidade de Goiás, Sandro Ramos de Lima, estiveram presentes.

Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento, entre reitores, gestores de educação, professores e estudantes, representantes de movimentos sociais e sindicatos, representantes da sociedade civil. Eles discutiram durante os seis dias a atual conjuntura da educação superiore e delinearam um plano de ação e compromissos para nessa área para a América Latina e Caribe, ações a serem realizadas nos próximos 10 anos.

Foram discutidos os eixos temáticos: A educação Superior como parte do Sistema Educativo da América Latina e Caribe, Educação Superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina, A Educação superior internacionalização e integração regional na América Latina e Caribe, o Papel da educação superior de cara com os desafios sociais na América Latina e Caribe, A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico para América Latina e Caribe, O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe e Os cem anos da Reforma Universitária de Córdoba.

“Consideramos que a nossa participação foi importante para dialogarmos conjuntamente com outras instituições de ensino e demais participantes durante as mesas de discussões, bem como de ter participado dos grupos temáticos para a discussão e proposições do plano de ação que será o documento base para a próxima década”, afirma Adriana.

Ela complementa ainda dizendo que “A tônica das discussões foi de que a universidade é um bem comum capaz de fazer e trazer a revolução social e, por isso, deve ser uma responsabilidade pública e que a sociedade  tem que combater a ideia neoliberal de que a universidade tem que se sustentar por si mesma ou se mercantilizar. A  universidade tem que democratizar o acesso de todos e de todas, defender a sua autonomia, reafirmando o que outrora já fora afirmado no manifesto  da Reforma de Córdoba que completou 100 anos em 2018”, conclui.

Mais informações sobre o evento acesse: http://www.cres2018.org/

A Conferência

A Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe 2018 (CRES 2018) é uma reunião de dimensão regional organizada em conjunto com o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) da UNESCO, a Universidade Nacional de Córdoba, o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN) e a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação e Esportes da República Argentina (SPU).

É o evento mais importante do Sistema de Educação Superior da América Latina e do Caribe. Reitores e reitoras, diretores e diretoras, acadêmicos, docentes, estudantes e representantes de numerosas organizações governamentais e não governamentais reúnem-se para analisar e discutir sobre a situação do sistema educativo na região e delinear um plano de ação para a próxima década, orientado à necessidade de reafirmar o sentido da educação como bem social, direito humano e responsabilidade do Estado.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com informações dos organizadores da CRES 2018.