IFG participa do XVIII Encontro de Letras

Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 12h07 | Última atualização em Terça, 21 de Agosto de 2018, 19h14

Estudantes reuniram-se hoje, dia 08, para discutir sobre questões raciais

Estudante da UFF, Caroline Meirelles, conduz o debate

“Corpo preto, corpo amarelo: descolonização, brasilidade e afrocentricidade” foi o tema de uma roda de conversa realizada na manhã de hoje, dia 08 de agosto, no IFG -câmpus Cidade de Goiás. A temática foi conduzida pelos estudantes da Universidade Federal Fluminense Caroline Meirelles e Hugo Katsuo que falaram de suas trajetórias pessoais, do contexto social e também das representações midiáticas. “Retirar o nome de uma pessoa e colocar um apelido ligado às características de sua raça é uma forma de dominação social pois ignora a sua individualidade”, ressaltou Hugo em sua fala.

O debate faz parte da programação do XVIII Encontro de Letras, literatura, linguagem e interculturalidade que esse ano tem a temárica Encontro de Pioneiros: Hugo de Carvalho Ramos, Leodegária de Jesus e Cora Coralina. O evento é promovido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e tem como parceiro o IFG – câmpus Cidade de Goiás. A programação se estende até o dia 10, sexta-feira, com diversas atividades como debates, oficinas, minicursos e apresentações culturais a se realizarem em diferentes locais da cidade. Confira a programação completa aqui.

A temática do evento tem o debate focado na literatura goiana e nas áreas de interesse do público-alvo, composto por alunos dos cursos de Letras (UEG), História (UEG), Geografia (UEG), Turismo (UEG), Cinema (IFG- Cidade de Goiás) e Artes Visuais (IFG- Cidade de Goiás). Segundo a Comissão Organizadora, a associação desses campos do conhecimento fomentará a interdisciplinaridade ao aproximar alunos, professores e pesquisadores, verticalizando o diálogo entre as linguagens das disciplinas. “Tendo a literatura como ponto de convergência, os temas a serem discutidos no evento abrem um campo produtivo de interlocução entre os participantes, convocando para a cena acadêmica a literatura goiana que ainda tem pouco espaço de estudo nas universidades de nosso estado”.

Para mais informações sobre o Evento acesse: http://www.encontrodeletrascoracoralina.ueg.br/

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás