CERTIFICAÇÃO EJA

IFG Aparecida de Goiânia certifica primeira turma EJA em Modelagem do Vestuário

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 09h44 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 09h46

Discursos durante a cerimônia demonstram preocupação com o futuro da educação pública, gratuita e de qualidade.

Na noite de 4ª feira, 26/09, o Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás certificou sua primeira turma de alunas concluintes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos de Modelagem do Vestuário. Durante a cerimônia depoimentos emocionados fizeram com que todos os presentes refletissem sobre a importância do acesso irrestrito a todos os brasileiros a um ensino público, gratuito, de qualidade.

Em seu discurso, a oradora da turma de formandas, Leila Martins Vieira da Costa, falou sobre a dedicação dos profissionais do IFG para absorver pessoas diferentes, com conteúdos e culturas diversas, tratando a todos com a atenção e o carinho necessário para um aprendizado dinâmico e capaz de transformar medos e angústias em satisfação pelo saber. Leila apresentou as homenagens de toda a turma aos professores que exemplificaram essa atitude, que foram Marcelo Francisco de Andrade, de matemática, e Alix Costa Lima Pinto Bandeira, de português. Professores de disciplinas estruturantes, consideradas difíceis, mas que foram trazidas às alunas por docentes generosos e capazes de mediar esse processo de aprendizado.

As alunas também homenagearam o professor Régis Pupppim, que coordenou o curso no processo de sua implantação, no ano de 2013. Leila comentou que Régis foi um defensor incansável desta formação EJA e que lutou muito para que Modelagem se tornasse uma referência dentro do câmpus, inclusive para que houvesse a aquisição de equipamentos e materiais para o desenvolvimento das aulas e práticas laboratoriais.

A Diretora-Geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Profa. Ana Lucia Siqueira de Oliveira, parabenizou as alunas concluintes e a equipe envolvida no curso de Modelagem, dizendo estar muito orgulhosa por poder entregar a oito mulheres um certificado que demonstra que o lugar da mulher é onde ela quiser. Ana Lucia citou o fato de ser incomum ter uma turma de formandos de EJA com este quantitativo de formandos e que no IFG Aparecida isso só demonstra a união que estas mulheres nutriram entrei si, com o propósito de se ajudarem mutuamente, para chegarem nesta certificação de Ensino Médio e de Técnicas em Modelagem, apesar de todas as dificuldades impostas pela sociedade a pessoas que trabalham, cuidam de suas casas e famílias e ainda assim não desistem dos seus sonhos. Para concluir, Ana Lucia falou sobre o desejo de ver estas egressas voltando à Instituição, para seguirem seus estudos, se qualificando ainda mais.

Representando o Magnífico Reitor, Jerônimo Rodrigues da Silva, esteve no câmpus o professor Ghesley Jorge Xavier, coordenador de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Goiás. Ghesley comentou sobre sua aproximação e admiração pelos cursos EJA, refletindo sobre sua própria história de vida e a impossibilidade de sua mãe concluir os estudos, por não ter tido as condições necessárias, assim como tantos outros brasileiros não puderam concluir a educação básica no tempo habitual. A partir disso, parabenizou as alunas pela conquista individual, mas também coletiva, que as colocaram em um lugar de destaque, como exemplos para suas famílias, seus amigos e para toda a sociedade. Ao final, Ghesley falou sobre o papel social dos cursos EJA e também da importância de defendermos o IFG enquanto instituição de educação que continue sendo pública e gratuita, com a mesma qualidade que hoje é creditada aos seus cursos básicos, de graduação e pós-graduação. O professor justifica sua fala comentando sobre o momento político que vivemos e as ameaças que a educação universal e gratuita vem sofrendo, com decisões como a de uma PEC que congela os gastos com educação por 20 anos, e que já vem afligindo as instituições, apenas dois anos após sua aprovação.

São concluintes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos de Modelagem do Vestuário:

Ana Paula Moreira da Silva

Clesiane Nascimento Freitas Pereira

Dilma Francisca da Silva Gomes

Elisângela Nascimento da Silva Santos

Ivanildes Messias dos Santos

Leila Martins Vieira da Costa

Lusivânia Nascimento da Silva

Wilza Paula de Oliveira Rodrigues

Veja as fotos da cerimônia de certificação.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia