EJA

Alunas de Modelagem do Vestuário expõem peças autorais de sexta a domingo, no Aparecida Shopping

Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 11h30 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 18h01

A 2ª Expo Modelagem apresenta modelos criados por concluintes do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, integrado ao Ensino Médio (EJA) do IFG Aparecida de Goiânia

As alunas concluintes da segunda turma do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, do IFG Aparecida de Goiânia, exibem peças autorais no Aparecida Shopping a partir desta sexta-feira, 16 novembro. A 2ª Expo Modelagem terá abertura oficial às 19 horas, no Piso 2, e prossegue até domingo, dia 18, com a exposição das peças ao público no Piso 1 do shopping. Os modelos da exposição foram produzidos por seis alunas, que participaram de todo o processo de confecção, desde o desenho das peças até o acabamento final.

As formandas modelistas são Ana Cristina da Costa dos Santos, Denise Alice da Silva, Érika Tavares, Fátima Rodrigues da Silveira, Mariana da Silva e Marivânia dos Santos Ferreira. A 2ª Expo Modelagem foi organizada pelas professoras Gláucia Rosalina Machado, Karol Testoni e Yane Ondina de Almeida, que é a coordenadora do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário. O curso é oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Coroamento

A exposição no Aparecida Shopping celebra certificação da 2ª turma do curso, que ingressou no IFG em 2016. A visitação é gratuita e aberta a todos os frequentadores do shopping.  Para a coordenadora do curso, professora Yane Ondina de Almeida, a exposição simboliza o coroamento de uma importante etapa na vida das formandas.  Ela destaca que o momento é especialmente singular porque essas alunas um dia tiveram que parar seus estudos, por diferentes razões, e retomaram seus estudos tardiamente, tendo conseguido cumprir com dificuldades essa etapa da educação formal.

“Essas alunas tiveram a oportunidade tardiamente, após até de ter suas famílias já constituídas, de concluir o Ensino Médio e com um degrau a mais, que é um curso técnico”, ressalta Yane. A professora comenta que o curso Técnico em Modelagem do Vestuário proporciona às estudantes a qualificação em uma área potencialmente promissora: “Nós estamos num polo de confecção, que é Aparecida de Goiânia”, explica. Yane afirma que as novas técnicas em Modelagem do Vestuários são habilitadas para trabalhar em várias funções de uma empresa de confecção, como a própria modelagem e também como auxiliar de costura, gerente de produção e outras que envolvem a produção de artigos têxteis.

O curso

Criado em 2015, o curso Técnico em Modelagem do Vestuário na modalidade EJA tem o propósito de promover a formação integral do educando proporcionando-lhe conhecimento das ações de planejamento, modelagem, prototipagem, revisão, gradação, enfesto, encaixe, risco, corte, costura e arremate, além da elevação de escolaridade, por ser um curso integrado ao Ensino Médio. O curso é oferecido no turno noturno e é totalmente gratuito. O ingresso não exige prova de seleção, apenas que o candidato tenha mais de 18 anos e o Ensino Fundamental completo e participe de uma palestra e uma entrevista.

2ª Expo Modelagem

Data: 16 a 18 de novembro de 2018

Local: Aparecida Shopping

16/11 às 19 horas - Abertura oficial (Piso 2)