PALESTRA PEDAGOGIA

IFG Aparecida recebe palestra gratuita sobre Musicoterapia e Autismo

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 09h36

A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/7d6ed607-5fe7-459b-9286-b50f87f3fcaa/inscricao

Na segunda-feira, 22/04, às 19h, o IFG Aparecida de Goiânia recebe a Musicoterapeuta Kelly Cristina Tobias, que fará uma palestra no Miniauditório do Bloco B, relatando sua experiência com o tema Musicoterapia e Autismo.

A atividade foi proposta pela profa. Ludmila Andrade, de "Literatura e Formação do Leitor", do Curso de Pedagogia Bilíngue, que contou sobre como surgiu esse convite à professora Kelly: "Nós pensamos nessa palestra principalmente por causa das aulas da disciplina que eu ministro junto ao curso de Pedagogia. A vontade de abordar esse tema partiu das discussões junto aos alunos e alunas, que demonstraram o desejo de ouvir mais sobre um trabalho específico da Musicoterapeuta Kelly, que é a personagem do livro infantil 'Mundo Azul". A obra, escrita por Romilda Ferreira e que foi lançada no final de 2018, conta a história de um garoto autista e seu encontro e crescente envolvimento com a música, provocando uma transformação em sua vida. A partir desta obra, e reconhecendo que a literatura e a música têm o poder de alcançar a todas as pessoas, inclusive aquelas com particularidades específicas, chegamos aos questionamentos pertinentes à utilização da música e da literatura no trabalho com pessoas autistas."

O evento conta também com o apoio e organização do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus Aparecida de Goiânia, que tem como representante o Prof. Sandro Henrique Ribeiro, de Filosofia.

Sobre a convidada:

Kelly é fundadora do Instituto Vida Sonora de musicoterapia. Participou da produção do musical "Saltimbancos" adaptado para autistas, produção realizada juntamente com a Associação de familiares e amigos do Autismo de Goiás (Afaag), além de ser professora de canto e música para bebês e também personagem do livro infantil "Mundo Azul" da autora Romilda Ferreira.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No dia 02 de Abril todo o planeta se volta para a questão do Autismo, um transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo. A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para a importância de se preservar os direitos destas pessoas, que em sua maior parte são afetadas em sua maneira se comunicar e interagir.

"O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno." (Fonte: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2018/abril/2-de-abril-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo)

*Faça* *sua* *inscrição* em: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/7d6ed607-5fe7-459b-9286-b50f87f3fcaa/inscricao

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia