Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Exposição

Exposição de Modelagem expõe o talento de alunas formandas da EJA

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 16h34 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

Formandas de Modelagem do Vestuário exibem obras de grandes ícones da moda durante IV Expo Modelagem

imagem sem descrição.

O último fim de semana de novembro foi de grande orgulho para as alunas formandas do curso de Modelagem do Vestuário do IFG Aparecida de Goiânia (EJA). Entre sexta-feira, 29/11, e domingo, 01/12, as obras produzidas por oito novas modelistas, formadas pelo Instituto, foram vistas por milhares de pessoas que transitaram nos corredores do Aparecida Shopping, e puderam conferir a excelência do trabalho realizado por estas mulheres, que ao concluírem seu Ensino Médio, também adquiriram o Certificado de Técnicas em Modelagem do Vestuário.

A IV Expo Modelagem é um projeto de extensão do curso de Modelagem do Vestuário, proposto, neste ano de 2019, pelas professoras Glaucia Rosalina, Morgana Costa e Yane Ondina, como uma atividade de encerramento para as turmas concluintes. Através desta ação, realizada com o apoio do Aparecida Shopping, os Modelistas em formação podem recriar peças temáticas de roupas, inspiradas em estilistas e figurinistas reconhecidos mundialmente, e essas peças de vestuário são colocadas em exposição nos corredores do Shopping, atraindo olhares de toda a população que frequenta aquele espaço de compras.

Na primeira noite também ocorre um coquetel de abertura, em que acontece a apresentação desses alunos formandos, que são aplaudidos por amigos, colegas, professores e familiares, tanto por sua trajetória ao longo do curso, quanto pela conclusão da formação e ainda, pela obra criada para a exposição.

Este ano o tema da Exposição foi “Ícones na Moda” e nela puderam ser vistas as recriações de oito vestidos que fazem parte da história da moda no mundo, como o figurino da personagem de Rita Hayworth, no filme Gilda, que foi o primeiro Tomara-Que-Caia do mundo, segundo a própria aluna que o produziu, que conta que só descobriu isso depois de pesquisar toda a história da peça e de assistir filmes e documentários sobre a obra cinematográfica de 1946.

Também estava em exposição a recriação do chamado Vestido da Vingança, usado pela Princesa Diana, em 1994, logo após sua separação do Príncipe Charles. Outra peça icônica, é o vestido branco esvoaçante, usado por Marilyn Monroe no filme “O pecado mora ao lado”, e ainda, o vestido vermelho, de lantejoulas, usado também por esta atriz, no filme “Os homens preferem as loiras”. O vestido usado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de luxo” também foi replicado para a IV Expo Modelagem, além do vestido de Gracy Kelly, no filme “Janela indiscreta”. Para completar a série de vestidos inovadores, foram replicados um vestido Smoking, e o vestido Mondrian, ambos criados pelo estilista Yves Saint Laurent. Uma outra joia da exposição foi um modelo infantil, da aluna Joane Alves, que de fato criou um novo desenho de vestido para criança, inspirando no Mondrian. O que demonstra a capacidade também de inovação proposta durante o curso de Modelagem.

Sobre o valor da Expo Modelagem para as alunas do curso, a formanda Marlene Carneiro Araújo Silva, que levou esposo e filha para conferir sua obra, nos conta sobre os sentimentos que a invadem, ao cumprir aquela etapa:

“Pra mim foi muito gratificante, uma forma de crescer mais ainda na área da confecção, da indústria da modelagem. Produzir essa peça não foi fácil. A gente teve um processo de 4 meses (...) a gente foi atrás das informações, sobre como ele foi elaborado, porque ele foi elaborado, e aí veio toda a história. E a admiração maior da gente foi o estilista, naquela época, trazer pra essa peça o que a Gilda queria apresentar no filme, sabe. E sem infringir a censura daquela época. (...). A gente assistiu ao filme várias vezes, e a gente se encantou pela personagem. Principalmente porque naquela época, na década de 40, não se usava uma peça igual da Gilda, com fendas altas, era censurado... esse foi o primeiro tomara que caia da história. Então assim, pra mim foi assim perfeito pro meu trabalho.”

Sore ter feito o curso de Modelagem, Marlene nos explica: “Pra mim praticamente já começou (a impactar), na minha área profissional, todos os lugares que eu faço entrevista, inclusive agora, eu estou trabalhando numa indústria, uma empresa na área de infantil, de peças de crianças, e assim, pra mim foi uma informação, que toda vez que a gente fala, às vezes a gente nem precisa fazer teste. Eu já fui, no dia que eu fui eu fui contratada, então, devido ao curso que eu estou acabando de fazer ainda.”

Sobre ter tido a oportunidade de concluir o Ensino Médio, a aluna formanda ainda comenta: “(Eu não tinha feito o Ensino Médio) justamente porque nós não tínhamos a oportunidade de fazer. Eu tentei várias vezes, nunca tinha conseguido. E aqui, assim, uma coisa que eu quero agradecer muito, os nossos professores da IF, porque pra mim foram assim muito perseverantes com a gente. Onde nós tínhamos dificuldade. A gente tem muito aprendizado, inclusive da Karol (Testoni – professora substituta que ficou 2 anos com a turma formanda), que não está mais na instituição. Quando ela fez a gente aprender a pensar, através de um quadro, ela fez nós tirarmos uma camisa de um quadro. Através desse trabalho dela, já foi mais fácil nós buscarmos isso aqui. Esse trabalho aqui. Entendeu? Não desmerecendo as outras, que as outras também perseveraram junto com a gente.”

E sobre o futuro, Marlene sorri e comenta: “Pois é! A gente já tá preocupada! O que vamos fazer? Eu tava até comentando com minha colega Joane: - Ô Jô! Como é que nós vamos fazer minha irmã? A gente tá parando! Tá acabando! Né? Três anos juntas (...) então assim, pra mim foi muito gratificante, eu agradeço muito a colaboração de todos os professores, a instituição, e eu queria muito que o jornal divulgasse! Eu até falei pra Yane, que a gente ia atrás, mas aí a correria do dia-a-dia, não deu tempo. Por quê? Eu queria que as pessoas que tivessem lá não desistissem, pela dificuldade que a gente enfrenta no começo. Porque agora que a gente vai olhar pra trás, e a gente vê o quanto que a gente poderia aproveitar mais, mais e mais. Agora que a gente vê como é importante toda aquela informação que a gente tem lá. E a gente olha pra trás e pensa... – Nossa! Era isso! A gente precisa mais disso!

Estiveram presentes no evento de abertura da IV Expo Modelagem: Profa. Ana Lucia Siqueira de Oliveira, Diretora-Geral do IFG Câmpus Aparecida de Goiânia; Prof. Eduardo Carvalho, Coordenador de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida de Goiânia; Profa. Glaucia Rosalinda, organizadora do evento e Mestre de Cerimônia; Profa. Yane Ondina, organizadora do evento coordenadora do curso de Modelagem do Vestuário; a ex-professora do curso e atual consultora em gestão estratégica de produto em moda, Karol Testoni; além de professores que ensinaram na turma EJA de Modelagem do Vestuário e servidores Técnico-Administrativos do Câmpus.

As alunas formadas que compuseram a IV Expo Modelagem foram: Cristiane Santos de Andrade; Eslane Alves de Alencar; Ivone Raquel da Silva; Joane Alves Cândido; Krislane da Silva Pereira; Marlene Carneiro de Araújo; Marli Santos da Costa; Neuzeni Gomes Morais da Silva.

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página