Projeto Integrador

Recursos do Bazar da Modelagem são revertidos em alimentos e produtos de higiene e limpeza para asilo

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 10h14 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 12h45

O Abrigo Comendador Walmor foi beneficiário dos recursos por sugestão de aluna da turma realizadora do Bazar neste ano, 2019

Da esquerda para a direita: Silvia Ferreira de Souza (representante de turma do 2º período do curso Técnico em Modelagem do Vestuário), Irene Rodrigues Pereira (diretora do Abrigo Comendador Walmor), professora Yane Ondina de Almeida (coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário) e professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria (coordenadora do Projeto Integrador Educação Socioambiental), no momento da entrega dos produtos adquiridos com a renda do Bazar da Modelagem

Foram entregues nesta quinta-feira, 12 de dezembro, ao asilo Abrigo Comendador Walmor, produtos de higiene e limpeza e em aveia para alimentação de idosos, que somam o valor de R$ 760,00, renda proveniente das vendas de roupas e acessórios no IV Bazar da Modelagem, realizado em novembro pela turma de segundo período do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. O Bazar é a última etapa das atividades do Projeto Integrador II - Educação Socioambiental, que trabalha conceitos e práticas da moda sustentável, envolvendo desde a escolha dos materiais, até a confecção e o descarte, além de questões sociais, onde entra a destinação dos recursos arrecadados com a comercialização.

A entrega dos produtos foi feita pela coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, professora Yane Ondina de Almeida, a coordenadora do Projeto Integrador II, professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, e a representante de turma do segundo período do curso, Silvia Ferreira de Souza. Elas entregaram os frutos do Bazar da Modelagem à diretora do Abrigo, Irene Rodrigues Pereira. A instituição, localizada no município de Aparecida de Goiânia, é mantida pelas famílias dos idosos, repasses da prefeitura e doações.

Tradicionalmente, a escolha da instituição a ser beneficiada com recursos do Bazar é feita pelos alunos da turma realizadora da atividade. A definição deste ano seguiu sugestão da aluna Rosângela Aparecida Pereira Bueno, que é voluntária no asilo por intermédio da igreja que ela frequenta. Iniciativa parecida também foi tomada em relação às roupas que não foram vendidas nos dois dias de realização do Bazar no IFG Aparecida. Adquiridos por meio de campanha de arrecadação, os produtos não comercializados foram doados a outro bazar, também de uma igreja, a pedido da aluna Vânia Pereira Brandão, do curso de Alimentos, também da EJA, que trabalhou como monitora no Bazar.

Ação consolidada

O Bazar da Modelagem já é uma ação consolidada no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Realizado anualmente por professores e alunos do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, atrai servidores, colaboradores terceirizados e moradores da região. Além das coordenadoras do curso e do Projeto Integrador, participaram também das atividades do Bazar este ano as professoras Gláucia Rosalina Machado Vieira, Morgana Costa Barbosa e Flávia Almeida Pinheiro.

Além das aulas acerca da moda sustentável no decorrer do semestre, os estudantes do segundo período do curso se envolvem, para realização do Bazar da Modelagem, na campanha de arrecadação de roupas e acessórios usados, com o mote do “desapego”, e em ações de seleção das peças, reparos, higienização, definição de preços, etiquetagem, montagem de estandes para a venda e, por fim, a seleção da instituição a ser beneficiada com a renda. A escolha sobre o que doar é feita pela própria entidade favorecida.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia