Planejamento Pedagógico

Planejamento Pedagógico é encerrado com palestra que destaca a integralidade do ser humano

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 13h13 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 13h40

A apresentação foi feita pela professora Jordana Pacheco, do IFB, fechando o ciclo de palestras da Semana, cuja realização teve avaliação positiva do chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professor Eduardo de Carvalho Rezende

Levar para a sala de aula o resultado das reflexões realizadas na Semana de Planejamento Pedagógico. Essa é a expectativa do chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professor Eduardo de Carvalho Rezende, após sete dias intensos de uma programação que envolveu todo o Departamento e os colegiados dos cursos oferecidos no câmpus. A Semana, realizada de 6 a 14 de fevereiro, proporcionou a discussão, em palestras e reuniões, sobre a identidade dos institutos federais e as especificidades dos cursos ministrados no IFG Aparecida: cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, Edificações e Química; cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alimentos e em Modelagem do Vestuário; e cursos superiores de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Bacharelado em Engenharia Civil.

O professor Eduardo faz uma avaliação muito positiva do encontro, que se configura no planejamento pedagógico mais longo realizado no IFG Aparecida, com ricos conteúdos para a prática de trabalho, considerando a realidade da instituição. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas destaca que o encerramento do encontro nesta sexta-feira foi realizado da melhor maneira, com descontração e reflexão, proporcionadas pela palestra “PPC EMI em Eventos: da transição à inovação”, ministrada pela coordenadora do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB), professora Jordana Pacheco Eid.

Integralidade

“Nós estamos no período de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos do Ensino Médio Integrado e do regulamento acadêmico dos cursos técnicos. Eu acredito que essa exposição vai nos ajudar a pensar formas diferentes de trabalho”, afirmou o professor Eduardo de Carvalho Rezende. Em sua apresentação a professora Jordana Pacheco explicou que, além de buscar a formação acadêmica e profissional de forma integrada, o curso coordenado por ela considera muito o interesse do aluno e sua realidade. Ela destaca que o curso não foca a aprovação em vestibulares, mas que a estratégia funciona também para a aprovação, o que gera menos problemas com depressão e ansiedade, tão comuns entre os jovens na contemporaneidade.

Mostrando aos participantes da palestra a importância de vivenciarmos a nossa integralidade como seres humanos, ela iniciou sua atividade com uma dinâmica em que todos se apresentaram sem poder falar de trabalho, o que fez com que muitos descobrissem gostos e particularidades que ainda não conheciam sobre os colegas. “Normalmente, quando vamos nos apresentar, sempre falamos do nosso trabalho. Mas nós somos muito mais”, explicou Jordana. Ela conta que estão sendo avaliadas formas de a metodologia que está sendo desenvolvida com o curso técnico em Turismo avance ainda mais, buscando a quebra de paradigma da “educação em sala de aula” e a proposta de um curso em ciclos, inclusive sem aplicação de provas.

No período vespertino, a programação da Semana de Planejamento Pedagógico foi preenchida com reunião do Colegiado do Curso de Licenciatura em Dança. As atividades da semana antecederam o início das aulas no Câmpus Aparecida de Goiânia, que começa na segunda-feira, dia 17.

Programação da Semana de Planejamento Pedagógico

Imagens do dia 14/02/20