Dança

Videodança de alunos do curso de Licenciatura em Dança do IFG é selecionado em festival internacional

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 00h45 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 17h24

Produzida por Rafaela Alves Pereira e João Carlos Freitas da Silva, a performance Corpo-Somático foi selecionada no I Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul

Alunos do curso de Licenciatura em Dança do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, os estudantes Rafaela Alves Pereira e João Carlos Freitas da Silva tiveram performance em videodança aprovada na primeira edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIVRS). O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS) em parceria com a Fundação Ecarta.

As exibições do Festival foram abertas no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, e o resultado dos trabalhos selecionados foi divulgado neste mês de julho. O trabalho dos estudantes do IFG Aparecida figura entre 25 selecionados, a partir de 81 inscrições de dez países. Rafaela e João concorreram com a videodança “Corpo-Somático”, que é resultado da disciplina "Educação Somática" lecionada pela professora Giovana Consorte.

A obra é dirigida, editada e filmada por Rafaela Alves Pereira. Já a construção coreográfica e sonoplastia são produzidas por João Carlos Freitas. Segundo relatam os estudantes, “o texto áudio se põe no mundo a tradução de dores, angústias, transformações e anseios de um bailarino em formação. O descobrimento de seu corpo e suas potencialidades enquanto corpo na dança, como os ossos, músculos e articulações se projetam para que o movimento consciente aconteça”.

Reconhecimento

Rafaela e João destacam estarem muito felizes com a seleção. “Como é bom ver nosso trabalho ser reconhecido e saber que ele vai alcançar diversas pessoas, que talvez sintam coisas parecidas e como ele pode as atravessar”, disseram, ao completar que tal reconhecimento e alcance é o que os movimentam a querer fazer arte.

A professora Rousejanny Ferreira conta que a equipe do curso de Licenciatura em Dança do IFG ficou muito feliz com a aprovação dos estudantes no FIVRS, que “é um festival profissional e tem muita gente de renome envolvida”, conforme destacou.

Considerada uma linguagem artística contemporânea, a videodança faz uma ressignificação do vídeo e da dança em diferentes ambientes e plataformas. A confluência dos movimentos da dança e das técnicas digitais vem ganhando cada vez mais espaço no campo das artes nacional e internacional.

Clique na imagem abaixo para assistir à videodança Corpo-Somático

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia